Oceanos & Sociedades 2013

!Oceanos & Sociedades 2013 - 25 Anos do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro

A comemoração dos 25 anos do Plano Nacional do Gerenciamento Costeiro (PNGC) remete à necessidade de uma reflexão crítica sobre os avanços da gestão costeira e marinha no Brasil, bem como das possibilidades de ações para o aprimoramento de sua implementação, incluindo a integração com a gestão continental, como a Política Nacional de Recursos Hídricos, a Política Nacional de Saneamento e a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Pretende-se pensar o futuro da gestão costeira e marinha no Brasil, considerando arranjos institucionais, marco legal, metodologias, instrumentos, representação, dentre outros aspectos relevantes). Adicionalmente, pretende-se dar maior visibilidade para o tema da gestão e governança costeira e marinha no Brasil.

Neste evento também será discutida atuação dos diversos integrantes do Grupo de Integração do Gerenciamento Costeiro (GI-GERCO). Para isto, o evento pretende possibilitar o diálogo entre institutos de pesquisas, órgãos governamentais, iniciativa privada e sociedade civil organizada para avaliação e discussão do processo de gestão costeira no Brasil, considerando os marcos legais e institucionais e o envolvimento das instituições parceiras, bem como para proposição de soluções ou caminhos para a melhoria da qualidade ambiental e uso sustentável dos recursos. Especial atenção será dada à discussão da proposição e implementação do Planejamento Espacial Marinho no Brasil.

__Visite o site:__ [http://www.oceanosesociedade.io.usp.br/index.php]

__Data e Local:__

Dias: 27 e 28 de Junho de 2013

Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo