Prêmio Fundação Bunge em Oceanografia para um egresso do IOUSP

César de Castro Martins foi contemplado com o Prêmio da Fundação Bunge !!Prêmio Fundação Bunge anuncia contemplados do ano José Roberto Postali Parra e Luiz Drude de Lacerda são os contemplados deste ano com o Prêmio Fundação Bunge nas áreas de Defesa Sanitária Animal e Vegetal e Oceanografia, respectivamente. Na categoria “Juventude” a agraciada em Defesa Sanitária Animal e Vegetal é Helena Lage Ferreira e em Oceanografia o contemplado é César de Castro Martins. O anúncio dos agraciados foi feito hoje, 29 de julho, logo após a reunião do Grande Júri, colegiado formado por representantes de entidades científicas e reitores, realizada tradicionalmente no Tribunal de Justiça de São Paulo. O Prêmio foi criado há 56 anos para incentivar a inovação nas diversas áreas do conhecimento, que se alternam a cada edição. A categoria “Vida e Obra” reconhece o trabalho de um pesquisador, cujos projetos desenvolvidos representam um patrimônio importante para o país. Já a categoria “Juventude” destaca um profissional de até 35 anos, cujo trabalho represente um novo paradigma em sua área. A cerimônia de premiação será realizada em setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Os agraciados receberão R$ 100 mil cada um (categoria Vida e Obra) e R$ 40 mil (categoria Juventude), além de diplomas e medalhas. __Seminário__ No dia 12 de setembro será realizado Seminário Internacional sobre os temas de premiação deste ano, em parceria com a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Em breve a programação e as inscrições, que serão gratuitas, estarão abertas pelo site da Fundação Bunge e da Fapesp. Saiba mais sobre os contemplados 2011 em Oceanografia: __Luiz Drude de Lacerda – Vida e Obra__ O carioca Luiz Drude de Lacerda, de 55 anos, possui graduação em Biologia (1977), mestrado (1980) e doutorado (1983) em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Sua carreira está baseada na área de Ecologia, com ênfase em Biogeoquímica e Contaminação Ambiental. Drude foi Professor Visitante da Université de Toulon et du Var (França), entre 1998 e 2006 e coordenou o Instituto do Milênio “Transferência de Materiais na Interface Continente-Oceano”, de 2005 a 2008. Atuou também como membro do Comitê Assessor CA-EL do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e dos Comitês de Assessoramento das Áreas de Geociências e Multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Foi Editor-Chefe da Sociedade Brasileira de Geoquímica (Geochimica Brasiliensis). Atualmente é professor e coordenador do programa de pós-graduação em Ciências Marinhas Tropicais do Instituto de Ciências do Mar, da Universidade Federal do Ceará – UFC e membro da Comissão Científica sobre Interação Terra-Oceano no “Coastal Zone-International Geosphere Biosphere Program” - LOICZ-IGBP e do Conselho Cientifico da Sociedade Internacional para Ecossistemas de Manguezais. O pesquisador ainda coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Transferência de Materiais Continente-Oceano e é membro do Comitê Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. Publicou 80 artigos científicos de reconhecimento internacional, foi citado 1175 vezes, orientou 31 mestres e 15 doutores. É pesquisador nível 1A do CNPq e membro da Academia Brasileira de Ciências. __César de Castro Martins - Juventude__ O paulistano César de Castro Martins, de 34 anos, é formado em Química (1998) e possui mestrado (2001), doutorado (2005) e pós-doutorado (2006) em Oceanografia Química e Geologia, pela Universidade de S. Paulo – USP. Foi pesquisador visitante do Environmental Change Research Centre, da University College of London, no Reino Unido, em 2006. Apesar da pouca idade, suas produções e contribuições para a área de Oceanografia, em especial em Geoquímica Orgânica e Poluição Marinha, são intensas. Atualmente é Professor Adjunto III do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná – UFPR e coordenador de três projetos de pesquisa que visam entender as mudanças ambientais na costa paranaense, utilizando marcadores orgânicos geoquímicos como indicadores. É bolsista de produtividade do CNPq (nível 2), credenciado nos Programas de Pós-graduação em Oceanografia (IO-USP) e Sistemas Costeiros e Oceânicos (UFPR), sendo coordenador deste último e revisor de diversas revistas científicas. César também desenvolve, desde 1999, pesquisas para o Programa Antártico Brasileiro e é responsável por estudos de monitoramento ambiental relacionados à introdução de esgoto descartado por estações de pesquisa na região da Ilha Rei George, dentro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais – INCT-APA. Coordena ainda o Núcleo Regional (PR) do Projeto PaleoAntar, que visa identificar eventos de mudanças bruscas no clima da Antártica, auxiliando a comunidade científica internacional no entendimento da dinâmica ambiental atual do planeta. Publicou 19 artigos científicos, orientou três mestrados e está orientando dois doutorados. Para mais informações sobre o Prêmio Fundação Bunge acesse: http://www.fundacaobunge.org.br/projetos/premio-fundacao-bunge/ Fonte: Fundação Bunge Acesse a matéria completa [http://www.fundacaobunge.org.br/novidades/novidade.php?id=8222&/premio_fund|aqui].