Inscrições para Curso Pré-STO - Tubarões e raias

curso sto

Tubarões e raias: ecologia e conservação
Data: 18 a 21 de agosto de 2014
Horário: 18:30 às 21:00
Local: Auditório do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo - IOUSP
Valor: R$ 120,00 até 11 de agosto, depois R$140,00

Ementa
Objetivo do curso: apresentar a diversidade, história evolutiva e ecologia dos tubarões e raias (elasmobrânquios), abordando principalmente a morfologia, reprodução, dieta, crescimento e sistema sensorial. Serão discutidas também as áreas e metodologias de pesquisa e conservação. Ao final do curso, haverá entrega do certificado.
Conteúdo Programático:
Parte 1. Introdução: Introdução aos conceitos básicos e história evolutiva
Parte 2. Diversidade: Descrição dos grupos (ordens, famílias e principais gêneros) existentes, características morfológicas e taxonomia.
Parte 3. Biologia e ecologia: Descrição dos modos de reprodução, crescimento, alimentação, sistema sensorial e comportamento.
Parte 4. Pesca e conservação: Contexto histórico da pesca, principais petrechos de captura e “bycatch” (captura acidental) e pesca direcionada.

Ministrantes

Dr. Marcos Rogério Rosa (Instituto Linha D’água)
Msc. Camila Marion (Laboratório de Ecologia Trófica - Instituto Oceanográfico, Universidade de São Paulo)
Sharkx – Organização Não Governamental