Oportunidade de embarque para alunos IOUSP - Projeto ATLANTIS (LABCMA)

embarque labcma

O Projeto Atlantis (LABCMA) é conduzido, desde 1995, no litoral sul do Estado de São Paulo e visa realizar estudos sobre mortalidade e história natural de baleias e golfinhos, bem como engajar iniciativas de investigação de aspectos populacionais envolvendo o boto-cinza, Sotalia guianensis, encontrado em águas estuarinas e costeiras locais. Para alcançar os objetivos propostos, diferentes linhas de ação foram e continuam sendo desenvolvidas e aprimoradas, tais como atendimento a encalhes, captura acidental e fotoidentificação. No caso do monitoramento anteriormente citado, a fotoidentificação é a linha de ação da qual vocês terão a oportunidade de conhecer com maiores detalhes.

Nós estamos recrutando voluntários* para auxiliarem nas coletas de dados que ocorrerão em julho e, possivelmente, agosto de 2015, nas quais nós utilizaremos os botes do IOUSP para percorrer o estuário de Cananéia e fotografar os grupos de botos encontrados.

As datas de trabalho estão divididas em 4 períodos:

• De 06 a 17 de julho (6 vagas);
  • De 17 a 31 de julho (6 vagas);
  • De 31 de julho a 07 de agosto (4 vagas);
  • De 07 a 14 de agosto (4 vagas).

Os voluntários ficarão encarregados de coletar dados abióticos (temperatura, salinidade, profundidade e transparência da água) a cada grupo de botos encontrado; preencher as planilhas de campo; organizar e limpar os equipamentos utilizados diariamente; plotar os dados coletados; e auxiliar nas análises fotográficas. Os embarques terão duração de cerca de 6 a 8 horas por dia e poderão ser realizados, inclusive, durante os finais de semana.

Para ir e voltar de Cananéia os carros oficiais do IOUSP serão utilizados em horários pré-agendados. A base do IOUSP oferecerá alojamento e alimentação (lanche no almoço), porém, de acordo com as novas normas de utilização das bases, não são mais oferecidas refeições durante finais de semana, recessos e feriados. Por isso, os voluntários deverão arcar com as próprias despesas de alimentação nos dias em que não houver atendimento na base.

Não é necessário ter experiência de embarque ou com mamíferos aquáticos. No entanto, visando uma melhor eficiência no trabalho de campo, haverá uma seleção de voluntári@s para a formação das equipes de trabalho. A ideia é apenas mesclar antigos voluntários (caso haja) com alunos mais novos e também com veteranos que precisem de horas de embarque.

* As vagas são destinadas exclusivamente para alunos de Graduação do IOUSP

Os interessados em participar como voluntários deverão OBRIGATORIAMENTE assistir ao BRIEFING que será realizado no ANFITEATRO do IOUSP, dia 15 DE JUNHO DE 2015, ÀS 13 HORAS.