Colaboração internacional entre USP e UNSW Sidney, Austrália

Da esquerda para direita: Elisabete Braga, Andréa Taschetto, Olga Sato e Paulo Polito
Crédito fotográfico: Luciano Souza

Em dezembro de 2017, o Laboratório de Oceanografia por Satélites (LOS) do Instituto Oceanográfico da USP, recebeu a visita da Dra. Andréa S. Taschetto, pesquisadora da Climate Change Reseach Center e investigadora associada da University de New South Wales (UNSW), Sidney, Austrália.  Esta visita faz parte da colaboração entre a USP e a UNSW onde, agências de fomento de cada país financiam seus pesquisadores para realização de reuniões científicas, participação em congressos, entre outros.  Os pesquisadores brasileiros são financiados pela FAPESP, dentro do escopo do programa SPRINT (http://www.fapesp.br/8602), que tem por missão promover a colaboração científica entre pesquisadores do Estado de São Paulo e os de outros países.  Além dos projetos de pesquisa, essas oportunidades incentivam novas iniciativas como por exemplo, intercâmbio de pesquisadores e alunos de pós-graduação. 

O foco da pesquisa do LOS do IOUSP, desenvolvida juntamente com a Dra. Andréa e a Dra. Angela Mararaj, que visitou antes, em julho de 2017 o Laboratório, é a compreensão dos mecanismos que causam a variabilidade da circulação do lado oeste do Oceano Atlântico. Essa região tem um impacto significativo no clima regional e em escala da bacia oceânica. Esse projeto é coordenado pelo Dr. Tércio Ambrizzi do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG). 

Como parte desse projeto, em Fevereiro de 2018, os Drs. Olga Sato e Paulo Polito, responsáveis pelo LOS, visitarão a UNSW para participar do encontro AMOS-ISCHMO 2018 (https://www.amos-icshmo2018.com.au). Além da apresentação de trabalhos, eles irão coordenar uma seção intitulada 'South Atlantic Ocean: circulation, processes, observations and modelling'. Frutos dessa colaboração já foram colhidos pois alunos associados ao LOS: Thamirys Cavaton, Henrique Batistuzzo, Mariana Lage (graduação) e Piero Bernardo (pós-graduação) tiveram trabalhos aceitos para apresentação nesse evento.

Olga Sato e Eloisa Maia

04/01/2018

Informações: 

Comunicação institucional

Eloisa Maia

(11) 3091-0822

Compartilhe