Cientistas do IOUSP pesquisam a bordo do RRS James Cook

Em 28 de fevereiro de 2018, o navio oceanográfico James Cook do Reino Unido, zarpou do Rio de Janeiro, Brasil, em direção à Namíbia e percorrerá toda extensão do Atlântico Sul por seis semanas.  O objetivo do cruzeiro é obter uma amostragem completa do oceano na latitude de 24ºS, de oeste a leste e da superfície até o fundo. Desta forma, teremos uma visão da estrutura  termohalina, dos nutrientes, de carbono entre outros parâmetros nessa área. Esses dados ajudarão os cientistas a quantificar e entender a evolução dos transportes de massas oceânicas,  transferência de calor, temperatura,  salinidade  e outras propriedades do oceano e entender o impacto das mudanças climáticas. Historicamente, seções transatlânticas tem sido repetidas ao longo dos últimos 50 anos, porém, com pouca periodicidade. A última vez que uma seção foi realizada nessa latitude foi em 2009.

O cruzeiro é coordenado pelo Dr. Brian King, pesquisador do National Oceanography Center (NOC) em Southampton.   A equipe de pesquisa do navio dessa expedição é formada por representantes de 11 nacionalidades e nove instituições, dentre elas a Universidade de São Paulo e a Marinha do Brasil. Dos  25 pesquisadores que compõem o corpo científico, dois são brasileiros e docentes do Instituto Oceanográfico da USP, os professores Frederico Brandini e Olga Sato.   A Olga ajuda a equipe da oceanografia física na coordenação da coleta e conforme mostra a imagem,  auxilia  na coleta  das amostras  de água por meio  do equipamento Rosette com 24 garrafas Niskin, CTD e dois LADCPs acoplados. Na outra imagem, Brandini analisa  oxigênio dissolvido na água do mar das amostras coletadas utilizando um titulador automático.

A expedição inicia as atividades do ano Reino Unido-Brasil de Ciência e Inovação (2018/2019) e faz parte do Programa GO-SHIP do Global Ocean Observing System que reúne cientistas com interesses em oceanografia física, ciclo de carbono, biogeoquímica, ecossistemas marinhos além de usuários, coletores e gerenciadores de dados hidrográficos para desenvolver uma rede globalmente coordenada de seções hidrográficas sustentadas como parte do sistema global de observação oceânica e climática.

O navio real britânico de pesquisa oceanográfica RRS James Cook é de última geração e operado pelo Centro de Oceanografia Nacional do Reino Unido e responsável pelo estudo de alguns dos ambientes mais desafiadores da terra,  de oceanos tropicais até geleiras das calotas polares.

Em 8 de março, dia internacional da mulher,  a Olga realizava a estação 31 na posição 31ºW, 24ºS e o mar estava calmo. A comida a bordo é excelente e o trabalho tem evoluído esplendidamente.

Olga Sato, Eloisa Maia e Frederico Brandini