O Futuro dos Oceanos

Fonte: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo

XII SEMINÁRIO DE MANEJO INTEGRADO

A oceanografia é uma área do conhecimento interdisciplinar cujas origens remontam à necessidade do ser humano de entender o ambiente marinho de forma a garantir a manutenção das atividades culturais, econômicas e de subsistência e a prevenir os efeitos negativos de eventos extremos, como tempestades e inundações.

Os Seminários de Manejo Integrado foram idealizados em 2006 como um instrumento adicional para a formação de recursos humanos em gestão e governança costeira e oceânica, discutindo temas atuais e estimulando o contato com profissionais atuantes na área. Vinculados inicialmente à disciplina de “Manejo Integrado de Ecossistemas Costeiros e Oceânicos” do Instituto Oceanográfico da USP, os seminários emanciparam-se, buscando integrar diversos temas direta ou indiretamente relacionados às linhas de atuação da oceanografia. A integração de diferentes visões e práticas profissionais é um princípio que rege a definição de temas e palestrantes para o evento, o qual é visto como uma estratégia de aproximação dos alunos do curso de oceanografia com as mais variadas formas de atuação profissional.

Maior e mais importante ecossistema do planeta, o mar regula a vida na Terra. Sem ele, a vida no planeta não existiria ou, ao menos, seria radicalmente diferente de tudo o que conhecemos. Os oceanos cumprem papel fundamental no equilíbrio climático do planeta: regulam a circulação atmosférica, distribuem umidade e controlam as temperaturas do planeta. São os maiores produtores de oxigênio da Terra. Sequestram carbono e metano da atmosfera, mitigando o efeito estufa. O mar guarda um imenso patrimônio de biodiversidade e é fonte de alimento para bilhões de pessoas. Possui recursos minerais e farmacológicos inestimáveis, proporciona lazer e recreação, movimenta o turismo. Os oceanos são as grandes autoestradas do comércio global.

A Scientific American Brasil, em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP e o Instituto de Estudos Avançados da USP, irá comemorar o Dia Mundial dos Oceanos com um seminário que discutirá questões cruciais sobre a conservação e futuro dos oceanos. Serão abordados quatro temas chaves:

1. oceanos e mudanças climáticas;
  2. preservação da vida e biodiversidade marinha;
  3. soluções para um mar sem lixo; e
  4. estratégias de conservação marinha, com destaque para as áreas marinhas protegidas.

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Capacidade da sala: 120 pessoas

(*) Quando o auditório do IEA tiver atingido sua capacidade total (120 lugares), as pessoas serão redirecionadas para o Instituto Oceanográfico, onde o evento será transmitido remotamente no Anfiteatro.

Scientific American Brasil

Instituto Oceanográfico - IO USP

Instituto de Estudos Avançados

Grupo de Pesquisas Meio Ambiente e Sociedade do IEA