Patrimônio Humano do Instituto Oceanográfico da USP - Professora Elisabete de Santis Braga

Fonte: Vimeo

professora Bete Braga ministrando aula prática em Cananeia, SP. Foto: Luciano Souza

Graduação

As atividades de ensino do Instituto Oceanográfico desenvolvem-se em dois níveis: Graduação e Pós-Graduação. O Bacharelado em Oceanografia foi criado em 2001 tendo, em 2002, recebido a primeira turma de alunos ingressantes. O curso de graduação insere-se na área de Ciências da Terra sendo, porém, fortemente multidisciplinar. Os alunos recebem ampla formação em Matemática, Cálculo Diferencial e Integral particularmente, Biologia, Química, Física e Geologia. O estudo dos processos marinhos integra essas diversas ciências básicas, tanto sob o ponto de vista teórico quanto experimental

Pós-Graduação

O programa de Pós-Graduação em Oceanografia, área de concentração de Oceanografia Biológica requer o acompanhamento de disciplinas de diferentes áreas, tais como plâncton, bentos, nécton, ecologia marinha e poluição. O programa de Pós-Graduação em Oceanografia, área de concentração de Física enfoca o estudo dos processos físicos que ocorrem nos oceanos, tais como correntes, ondas, maré, interação oceano-atmosfera, além de abordar aspectos climáticos associados ao Oceano Atlântico. O programa de Pós-Graduação em Oceanografia, área de concentração de Oceanografia Química e Geológica apresenta disciplinas específicas a cada uma dessas duas áreas, tais como: sedimentação marinha, fisiografia, poluição química, ciclos biogeoquímicos de nutrientes e gases dissolvidos.