Exposições: "Mulheres na Oceanografia" e "O que o mar significa para voce?"

Todos estão convidados para visitar duas exposições no IOUSP que foram organizadas no contexto do Projeto de Cultura & Extensão "Mergulho na Ciência USP", em comemoração à Semana do Meio Ambiente e Dia Mundial dos Oceanos.

1) Mulheres na Oceanografia

A exposição apresenta fotografias de mulheres, incluindo graduandas, pós-graduandas, pós-doutorandas, funcionárias e professoras do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, trabalhando em laboratórios, congressos e expedições científicas. As fotografias são organizadas em ordem cronológica e contêm o nome da cientista em destaque, o ano e o local. Ressaltamos que essa é apenas uma pequena amostra do universo feminino na Oceanografia do IO-USP. Nossos principais objetivos são homenagear todas as mulheres das diferentes áreas da Oceanografia e chamar a atenção para a importância da diversidade em qualquer área científica.

2) O que o mar significa para você?

A exposição apresenta as respostas para a pergunta O que o mar significa para você?, implementada durante atividades relacionadas à Oceanografia durante eventos de extensão realizados na Universidade Federal de São Carlos - Sorocaba em novembro de 2017 e no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo - São Paulo, entre outubro e dezembro de 2018. Os textos foram escritos por meninas do quinto ao nono ano do Ensino Fundamental, estudantes de escolas públicas e particulares de São Paulo (Brasil). A exposição é um convite a uma profunda reflexão para as pessoas que trabalham na área da Oceanografia, com pistas sobre os pensamentos da futura geração em relação ao oceano.

Créditos texto e imagens: Camila Negrão Signori