IO Júnior é reconhecida em evento de Empresas Juniores

ods14 onu.png

A IO Júnior, empresa júnior de Consultoria e Educação Ambiental gerida por graduandos do curso de Oceanografia do Instituto Oceanográfico da USP, subiu ao palco do Encontro Paulista de Empresas Juniores em agosto para apresentar um projeto de impacto, usando o modelo de pesquisa NPS (Net Promoter Score) que atinge um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A empresa júnior encontrou clientes que estavam escrevendo um Plano de Emergência Individual (PEI) para um porto que irá começar a importar mais de 10 tipos de óleo. O PEI descreve os métodos corretos para suavizar os impactos negativos de um vazamento de óleo, de acordo com os ecossistemas e animais da região.

A partir do que se chama em nível mais técnico de cartas ambientais de sensibilidade e vulnerabilidade ao óleo, a IO Júnior mapeou todos os ecossistemas e espécies locais, encontrando praias, mangues e vegetações alagadas na costa e mais de 400 espécies de animais. A ideia do projeto era entender quais seriam os ecossistemas e animais que seriam atingidos em caso de um derramamento de óleo, considerando a dimensão do espalhamento da mancha.

Nesta pesquisa a empresa júnior mapeou 150 espécies de aves, 130 de anfíbios e répteis, 90 de peixes e 50 de mamíferos na região. Todo esse estudo foi entregue aos clientes que agora tem noção dos possíveis danos que um vazamento de óleo pode causar naquele porto. O projeto recebeu NPS 9 pelo contato frequente com os clientes e qualidade das entregas e impactou 3 das 7 metas estabelecidas pelo objetivo de número 14: Vida na Água, do ODS da ONU.

Os principais impactos causados pelo projeto de acordo com a ODS 14 são prevenir a poluição marinha, conservar pelo menos 10% das zonas costeiras marinhas e gerir, proteger e restaurar os recursos naturais marinhos. Esse é um projeto que mostra o quão abrangente pode ser o impacto do Movimento Empresa Júnior.

Gibertini (Fejesp), Takase (IOJr), Maia e Oliveira (IO)

Sites relacionados: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

Compartilhe