Mar Brasil - O desafio da sustentabilidade no mar brasileiro

Pré-estreia da série de TV “MAR BRASIL”, seguido do debate “Por um futuro sustentável para o Mar Brasil” com a presença de: Amyr Klink, Carlos Linkevieius Pereira (Sec. Executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU) e da Profa. Dra. Elisabete B. Saraiva (Diretora do Instituto Oceanográfico da USP) que acontecerá em São Paulo, no dia 19/11/19, às 19h, na Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 201. Vila Clementino, SP.

A série mostrará como estão mobilizados os cientistas, ONGs, pescadores e comunidades tradicionais nesta luta. Contando com especialistas na área, como o Prof. Dr. Alexander Turra do Instituto Oceanográfico da USP, o explorador Amyr Klink, Dona Maria Helena, líder comunitária cearense e os catadores e pescadores da RESEX de Canavieiras (BA), são centenas de brasileiros empenhados em reverter o atual quadro em que os mares e oceanos se encontram. A cada episódio vamos conhecer soluções inovadoras e diferentes estratégias de ação, como adotar técnicas sustentáveis de pesca, ampliar as aŕeas de proteção marinha, instalar sistemas de boias para monitorar o que acontece em alto mar e muitas outras.”

Sinopse da série:

“Cobrindo 70% da superfície da Terra e produzindo mais da metade do oxigênio do planeta, mares e oceanos são essenciais para a vida humana. Apesar disto, é exatamente a ação dos homens que está ameaçando estes ecossistemas fundamentais. Para além das mudanças climáticas e da acidificação das águas por excesso de CO2 no ar, no Brasil, mais de 80% das espécies exploradas na costa brasileira estão ameaçadas pela pesca predatória e ilegal, correndo o risco de extinção; dez milhões de toneladas de lixo chegam ao mar todos os anos, poluindo e colocando em risco todo o ecossistema, o turismo predatório destrói reservas naturais…

Neste contexto, a equipe do MAR BRASIL, capitaneada pela jovem navegadora Tamara Klink, mergulhou de cabeça no tema para identificar as principais ameaças, mas sobretudo para destacar iniciativas que lutam contra a destruição e trabalham pela preservação da vasta biodiversidade do mar brasileiro, das águas profundas à zona costeira do Atlântico Sul.

Compartilhe