OS INUMERÁVEIS DA USP - Prof.Dr. Belmiro Mendes de Castro Filho (1948-2020)

Fonte: Jornal do Campus USP

Arte: Mariana Catacci

Meses adentro da pandemia do novo coronavírus, a reação apática aos números diários de mortos e infectados parece se naturalizar. Seguindo a iniciativa do site Inumeráveis, para nos lembrar da história e significado de cada vida levada durante esse período, o Jornal do Campus entrou em contato com todas as unidades da USP em busca de homenagear os membros da nossa comunidade que nos deixaram, em decorrência da covid-19 ou por outras complicações.

Eurípedes Honofre da Silva †

Eurípedes Honofre da Silva, 70 anos, faleceu no dia 13 de setembro de 2020, vítima da pandemia covid-19. Ele ingressou na FCFRP-USP em 1981, e exercia atualmente a função de atendente de classe. Eurípedes deixará saudades, por ser uma pessoa muito querida, atenciosa e divertida (gostava de cantar no corredor dos anfiteatros). Sua amizade, alegria e disposição em ajudar ao próximo serão eternizadas. Fica a saudade e as boas lembranças. Descanse em paz! Amigos da FCFRP-USP.

Prof. Dr. Belmiro Mendes de Castro Filho †

Foi professor titular no Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica e ex-Diretor, faleceu no dia 10 de outubro de 2020.

Sempre se dedicou ao ensino, pesquisa, extensão e administração com muito afinco, estando sempre presente e participando da vida da Instituição e de toda a comunidade Oceanográfica.

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (1972), com mestrado em Oceanografia (Oceanografia Física) pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Oceanografia Física e Meteorologia pela University of Miami (1985).

Obteve o título de Professor Titular da Universidade de São Paulo, com atuação no Instituto Oceanográfico da USP, onde foi Decano.

Com vasta experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia Física, atuou principalmente nos seguintes temas: Hidrodinâmica da Plataforma Continental e de Estuários, além de Física da Poluição Marinha.

Orientou 25 mestres e 10 doutores. Responsável, no decorrer do tempo, por nove disciplinas de pós-graduação. Participou de 54 bancas de tese e dissertação e em 89 bancas de qualificação. Produziu mais de 40 trabalhos completos veiculados em revistas científicas nacionais e internacionais e em livros.

Foi co-autor do livro Princípios de Oceanografia Física de Estuários, pela Edusp. Recebeu por esse livro o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro. Posteriormente esse mesmo livro foi editado em inglês.

Foi Diretor do Instituto Oceanográfico da USP na gestão 2001-2005, tendo sido Chefe do Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica, do mesmo Instituto, nas gestões 1997-1999, 1999-2001, 2005-2007 e 2007-2009.

Suketeru Nagamine †

Comunicamos com imenso pesar, o falecimento do funcionário Suketeru Nagamine, da Divisão Técnica de Gestão Socioambiental da PUSP-C. Seu falecimento ocorreu no dia 12 de junho de 2020.

Gilson Francisco de Oliveira †

Comunicamos com imenso pesar, o falecimento do funcionário Gilson Francisco de Oliveira, da área de Serralheria da PUSP-C. Seu falecimento ocorreu no dia 15 de maio de 2020.

Antonio Souza Lima Junior †

Comunicamos com imenso pesar, o falecimento do funcionário Antonio Souza Lima Junior, da área de Hidráulica da PUSP-C. Seu falecimento ocorreu no dia 25 de abril de 2020.

Está faltando alguém?
Caso tenha conhecimento de alguma pessoa a ser homenageada, que fazia parte da comunidade uspiana e veio a falecer por conta do novo coronavírus ou outras decorrências, entre em contato com o JC

.