Plano estratégico visa a auxiliar políticas públicas sobre lixo marinho

Fonte: Jornal da USP

De acordo com Alexander Turra, o “Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar do Estado de São Paulo” busca fazer com que as informações possam auxiliar na avaliação de políticas públicas

Deve ser lançado em junho um plano nacional para o combate ao lixo marinho na década – Foto: Freepik

O Estado de São Paulo foi pioneiro ao lançar o Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar do Estado de São Paulo (PEMALM), primeiro documento desse tipo no Brasil. A pesquisa faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente junto com a USP, por meio do Instituto Oceanográfico (IO), da Cátedra Unesco para a Sustentabilidade do Oceano e do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP).

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, Alexander Turra, professor do Instituto Oceanográfico e coordenador da cátedra, comenta que o estudo faz parte da tentativa de padronização das análises de lixo no oceano. “É um processo de governança, de inclusão dos atores sociais dos mais variados setores, para que a gente consiga construir um entendimento muito claro e colaborativo de indicadores de geração de lixo”, afirma.

O objetivo é fazer com que as informações levantadas pelo plano sejam claras, de modo que possam auxiliar os tomadores de decisão na tomada e avaliação de políticas públicas.

De acordo com Turra, é preciso considerar a origem do lixo e o trajeto que ele percorreu até o mar. Existem duas origens principais: as atividades realizadas no continente e as realizadas no próprio mar, como os dejetos de navios. “O elemento que dá conexão a esses dois ambientes são os rios”, afirma o professor. “Temos peculiaridades em cada local que precisam ser conhecidas, porque as generalizações fazem com que a gente perca a oportunidade de atacar esse problema de forma cirúrgica”, completa.

Há ainda a perspectiva de que seja lançado, em junho, um plano nacional para o combate ao lixo marinho na década, em conformidade com a agenda mundial sobre o tema. “Além de ser um problema importante e relevante para o Brasil, a gente está em sintonia e apoiando reflexões mundiais sobre essa temática, porque o lixo no mar é um exemplo muito claro de problema global”, afirma Turra.

A parceria de instituições da USP com órgãos do governo traz uma visão integrada e interdisciplinar dos temas importantes para a sociedade na busca por produzir informações para construir um diálogo com os tomadores de decisão.

Ouça o áudio