Módulos que formarão a base temporária chegam à Antártida

__Notícia veiculada pelo jornal ''Folha de S. Paulo'', 6/2/2013, texto de Giuliana Miranda.__

!Módulos que formarão a base temporária chegam à Antártida
''Área destruída por incêndio em 2012 voltará a receber cientistas.''

A área destruída pelo incêndio da Estação Antártica Comandante Ferraz, em fevereiro do ano passado, deve voltar a receber pesquisadores e militares de forma efetiva em breve.

Chegaram ontem [5 de janeiro] ao local os chamados Módulos Antárticos Emergenciais, estruturas pré-fabricadas que vão formar uma estação temporária na Antártida.

Segundo a Marinha, a montagem dos módulos deve começar em breve. Espera-se que o trabalho acabe até o fim de março, quando uma equipe de 15 militares deve retomar as operações básicas da estação.

De fabricação canadense, os módulos custaram cerca de R$ 14 milhões. Eles já são usados com sucesso em operações no Ártico, onde também há condições climáticas extremas.

A estação provisória terá capacidade para receber cerca de 60 pessoas, entre cientistas e militares - quase o mesmo número comportado pela antiga base.

!!MONTAGEM

Os módulos serão instalados na área que atualmente é destinada ao pouso de helicópteros. O local é mais elevado e ligeiramente afastado da área destruída pelo fogo.

Essa opção foi feita para não prejudicar o andamento da reconstrução definitiva do complexo.

A remoção dos destroços já acabou. O material está sendo embarcado em um navio contratado pela Marinha para esse fim e deve chegar ao Rio de Janeiro em abril.

Uma empresa especializada na destinação ambientalmente correta dos resíduos fará o descarte final.

De acordo com o chamado Pacto de Madri, que rege a exploração da Antártida, todo país deve se responsabilizar integralmente pela remoção e destinação correta de qualquer resíduo de sua atividade no continente gelado.

Agora, com a limpeza finalizada, começa a mobilização para a reconstrução.

A Marinha está realizando um concurso para escolher o novo projeto da base.

Espera-se que o resultado saia em abril.

Para visualizar no site da Folha, [http://www1.folha.uol.com.br/fsp/saudeciencia/92475-modulos-que-formarao-a-base-temporaria-chegam-a-antartida.shtml|clique aqui.]