O ensino no IOUSP estendendo-se além dos muros da Universidade

Marcos César Santos - Presidente CCEx-IOUSP

Fotos: Luciano Souza

Em 25 de abril deste ano ocorreu um momento bastante esperado por graduandos do Instituto Oceanográfico da USP e pelos professores da disciplina IOB-158 Vertebrados Aquáticos: a entrega de cinco materiais didáticos elaborados ao longo da disciplina mencionada aos professores da Escola Estadual Prof. Yolanda Araújo Silva Paiva em Cananeia (SP).

Essa estória começou em julho de 2017 quando três docentes do IOUSP, os professores Marcelo Melo, Marcos Santos e Vicente Gomes, se reuniram para elaborar o cronograma da referida disciplina. Na reunião, discutiram novas estratégias de ensino e de avaliação dos conhecimentos lecionados. Ali decidiram propor algo diferente aos estudantes de graduação da Turma XV e agregados.

Logo na primeira aula em agosto de 2017 foi efetuada a proposta aos estudantes. Lembro como se fosse ontem: vi olhos brilhando e jovens bastante motivados pela nossa proposta. A caminhada passava por visitar a escola em nossa viagem de campo realizada na última semana de agosto. Lá haveria uma conversa com professores do ensino fundamental e médio sobre o interesse em elaborar materiais didáticos que trouxessem informações importantes sobre os vertebrados aquáticos e o que os cerca - que é o tema central da disciplina de graduação. Os professores da escola indicaram suas demandas, os estudantes do IOUSP se dividiram em grupos e discutiram propostas para executar seus projetos. No dia seguinte as propostas foram apresentadas aos docentes que auxiliaram no refinamento das mesmas, e à noite as propostas foram apresentadas aos professores do Yolanda. Antes da reunião com os professores, a pedido do Prof. Rubens Otavio do Yolanda, houve um encontro entre alunos do ensino médio da escola com os graduandos do IOUSP. A ideia era compartilhar experiências entre estudantes de níveis distintos de formação, além de expor aos alunos do Yolanda informações sobre o curso de Oceanografia.

Foram 3 meses elaborando os materiais didáticos até a apresentação no final de novembro de 2017. Naquela data, cinco professores da Escola Yolanda viriam a São Paulo assistir às apresentações e levar os materiais didáticos gerados. Mas infelizmente não foi possível estarem presentes na data combinada.

Em abril deste ano surgiu uma boa oportunidade para entregar os materiais didáticos. A mesma turma viajou a Cananeia em outra disciplina obrigatória e efetuou-se a entrega dos 5 produtos. Foi uma experiência ímpar a todos os envolvidos. Professores e estudantes da Escola Yolanda compareceram em ótimo número. Cada um dos 5 grupos de alunos apresentou o material didático confeccionado e explicou as distintas formas de usá-los. Uma fantástica atmosfera se criou a cada apresentação. E foi perceptível o desejo em logo utilizar os materiais em sala de aulas. Houve uma ótima integração entre estudantes e professores das duas instituições estaduais de ensino. "Já há interesse de muitos de nossos estudantes aqui do Yolanda sobre a carreira em Oceanografia", comentou o Prof. Rubens Otavio.

O que a escola Yolanda recebeu? Um jogo no estilo "cara a cara" que envolve perguntas sobre vertebrados aquáticos para identificar as peças do jogo; um outro jogo de tabuleiro que retrata uma viagem por distintos sistemas costeiros (do mar aberto, ao estuário, passando pela praia e manguezal) com perguntas aplicadas a cada um deles; uma mesa temática com o mapa da região, peças e fichas plastificadas que retratam a fauna, a flora, as atividades humanas, dentre outros aspectos e que podem ser utilizadas em aulas de biologia, geografia e até história; cartilhas referentes a aspectos da cultura local (história, geografia, costumes, praticamente todos relacionados com fauna e flora locais) que direcionam pesquisas a serem realizadas pelos estudantes da escola em sua própria cidade além de um guia de profissões que têm relevância para a região e indicação de cursos superiores e técnicos de capacitação para indicar caminhos promissores aos estudantes locais.

Os resultados foram acima da expectativa e trazem embutidos crescimento e amadurecimento a todos os envolvidos mostrando que é possível aproximar a USP da sociedade em iniciativas relacionadas ao ensino na graduação. Eles mostram um interessante e promissor rumo, basta navegar nessas águas.