Navio da USP parte para pesquisa do papel do Atlântico Sul nas mudanças climáticas

São Paulo - 30/11/2012

Na manhã do dia 1/12/2012 o Alpha-Crucis, navio de pesquisa oceanográfica adquirido recentemente pela Universidade de São Paulo com o financiamento da FAPESP, parte para o primeiro de uma série de cruzeiros de projeto internacional cujo objetivo é o monitoramento de processos físicos e químicos no Atlântico Sul, relacionados com a circulação termo-halina global, o mecanismo controlador do clima do planeta. O projeto intitulado “Impact of the Southern Atlantic on the Global Overturning Circulation and Climate (SAMOC)”, financiado pela FAPESP, faz parte de um esforço de pesquisa internacional do qual participam também os Estados Unidos, França, Argentina, África do Sul, Inglaterra e Alemanha.

A pesquisa aborda um tema considerado da mais alta relevância e tem como objetivo central contribuir, de forma substantiva, para o entendimento do papel da Célula Meridional do Atlântico Sul (SAMOC) no clima, e em suas variabilidades e mudanças, tanto em escala global quanto regional. Neste cruzeiro, que se estenderá do dia 1 ao 17 de dezembro, o Alpha-crucis irá conduzir diferentes tipos de observação em um trajeto que vai de Santos até o ponto de longitude 42W e latitude 34.5S, e deste de volta até as proximidades da costa do Brasil, na divisa com o Uruguai.

Participam do cruzeiro cientistas de diversas instituições do Brasil (USP, INPE e FURG), dos Estados Unidos (Laboratório Oceânico e Atmosférico – AOML - da NOAA, em Miami) e da Argentina (SHN, INIDEP e Universidade de Buenos Aires). A expedição é liderada pelo Prof. Edmo Campos, do Instituto Oceanográfico da USP, e inclui na equipe de pesquisadores a Dra. Silvia Garzoli, do AOML/NOAA, recentemente agraciada com o Prémio Raíces, na Argentina.