Science on a Sphere, Rumo ao futuro!

!Esfera do conhecimento.

Instalada no Museu do Instituto Oceanográfico da USP dia 16 de abril de 2012, a Science on a Sphere foi inaugurada oficialmente 28 de maio junto com as comemorações do ''40+10'' (40 anos de pós e 10 anos de graduação, do IO-USP).
Desenvolvida por pesquisadores do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), uma agência norte americana criada com objetivo de estudar fenômenos atmosféricos e oceânicos, a Science on a Sphere, __primeira em todo o hemisfério Sul__, promete uma experiência científica única tanto para o pesquisador, como para o interesse público, na questão de demonstrar como o imenso e complicado Sistema Terra funciona.

!!O que é?

Sua forma esférica de policarbonato é cercada por quatro projetores sincronizados por um computador que controla o programa e recebe atualizações contínuas da base de dados. Este equipamento permite representar fenômenos como as tempestades atmosféricas, mudança de clima, temperatura oceânica, circulação atmosférica, correntes globais e oceânicas, entre outros fenômenos oceanográficos, atmosféricos, geológicos e ecológicos, rotas de tráfego aéreo e ocupação de luzes durante a noite em todo o planeta, através de imagens animadas e de alta definição. Fazendo com que o espectador tenha a sensação de estar observando o planeta a partir do espaço.

As bases de dados da esfera que estão disponíveis para exibição em http://sos.noaa.gov/datasets/ que incluem oceanos, atmosfera, astronomia, continentes, modelos, simulações e extras, se encontram ao alcance de todos.

!!!Onde fica?

O Museu Oceanográfico se encontra na Praça do Oceanográfico, 191, Cidade Universitária USP - CEP: 05508-120 - São Paulo - SP - Brasil, e a esfera fica disponível no horário de funcionamento normal.

De terça a sexta - 09:00h às 11:30h e 12:30h às 16:30h.
Sábados, domingos e feriados - desde as 10:30h às 15:30h.