Dia mundial da água

!Dia mundial da água

Que a água é um bem muito importante para a sociedade é óbvio. Imagine para o Oceanógrafo então?

Sabemos que ela cobre 2/3 da superfície do nosso planeta nos estados líquido e gelo, e também percorre os ares no estado gasoso. Está praticamente em todo lado.

Somando-se toda essa quantidade, apenas 0,008 % é própria para o consumo humano, uma vez que usufruímos apenas da água doce de rios e lagos (eventualmente do gelo desprendido de calotas polares, e do degelo no topo de montanhas, em alguns países) e todo o resto é coberto pela água salgada dos oceanos e os polos congelados, inacessíveis. Ainda assim, mesmo dispondo dessa pouca quantidade, o homem é capaz de poluir e utilizar de maneira incorreta o recurso que, sabemos hoje, foi essencial para o nascimento da vida e o desenvolvimento de sociedades humanas.

Pensando nisso, a Organização das Nações Unidas (ONU), criou em 21 de fevereiro de 1993 a data internacional da água, que por acaso é hoje, dia 22/03.

O objetivo dessa data é organizar atividades relacionadas ao recurso, levar a discussão sobre o mal-uso dele adiante e gerar reflexão sobre o bem mais precioso da Terra. É claro que com isso conscientizar as pessoas de que é necessária uma atitude mais enfática em relação a preservação da água.

Então, como profissionais da área de Oceanografia levantam uma grande quantidade de informação sobre os mares através de pesquisa, acabamos por conhecer e compreender fatos sobre esse recurso que muitas vezes não chegam ao conhecimento de todos, mas deviam.

Desta maneira, o objetivo desse texto é discutir com vocês um pouco sobre a importância dela de três formas: ''salinidade da água do mar.'', ''a participação da água na alimentação do homem e atividades básicas''; ''água como forma de gerar energia'' e


!!I. Salinidade da água do mar

Você sabia que a água do mar é salgada? Claro. Mas sabe por quê?

No início da formação da Terra, os mares foram formados pela condensação do vapor existente na atmosfera e das emanações de vapor originadas com o intenso vulcanismo que ocorria durante a formação da hidrosfera. Com o resfriamento da crosta terrestre, essa água foi se acumulando em grandes depressões que conhecemos como oceanos.

Mas foi pelo processo de lavagem das rochas e do transporte de sedimentos terrestres que iam parar nos oceanos, que começaram a se acumular íons positivos (Sódio, Magnésio, Cálcio, Potássio..) e íons negativos (Cloretos, Sulfetos, Bicarbonatos, Brometos..). Todos formam sais, como o Cloreto de sódio, o sal de cozinha, que representa cerca de 85% de todos esses íons presentes na água do mar.

Podemos dizer, então, que a composição química da água do mar foi gerada a partir da interação das rochas com os voláteis (gases) em excesso que foram (e ainda são!) liberados do interior do planeta.

Com o tempo tudo isso foi entrando em equilíbrio e atualmente nós temos, basicamente, uma água composta pelos sais formados pelos íons que foram citados anteriormente. Já que Cloreto de Sódio tem um gosto salgado e representa a maior parte de todos esses sais, temos que a água do mar é salgada.

!!II. Participação da água na alimentação do homem e atividades básicas

A água está presente em muitas partes do nosso dia a dia, inclusive na produção dos alimentos. O infográfico abaixo mostra quantos litros são necessários para produzir alguns dos itens mais básicos da nossa cozinha:

dagua 2013 01

Não imaginava tudo isso? Agora pense em todas as atividades do cotidiano em que utilizamos direta ou indiretamente a água e observe na próxima figura o absurdo que chega a ser todo esse gasto.

dagua 2013 02

Chega a assustar não é?

Essa quantidade de água exorbitante está tão presente que mal percebemos sua participação, mas sem ela seria impossível obter os mesmos resultados. Isso nos leva a pensar sobre qual é o valor que damos para sua importância e quais são nossas ações para preservá-la.

De uma coisa eu sei: Ou começamos já, ou logo logo nossas atividades mais básicas vão ficar comprometidas!



!!III. Água como forma de gerar energia

Além de toda a participação da água que foi mostrada acima, ela também serve para gerar uma das necessidades mais básicas do homem atual: Energia elétrica.

Sem energia elétrica não há refrigeração, não há televisão, não há como ligar os mais variados tipos de aparelhos que já fazem parte de nossas vidas, e com certeza sem energia seriamos afetados drasticamente.

Uma das formas de gerar energia mais conhecidas e utilizadas, é através das usinas hidrelétricas.
Nosso país é campeão nesse ramo e chega a ter 87% da sua produção de energia através das hidrelétricas. As mais conhecidas são as de ''Itaipu'' e ''Tucuruí'', a usina de Belo Monte, que se encontra em construção, tem se tornado conhecida pela polêmica que envolve sua construção: o alagamento de parte do ''Parque Nacional do Xingu'', mas isso é assunto para outra hora.

Apesar de ser limpa e ter todo esse percentual na produção de energia em nosso país, não é barato construir uma dessas usinas. É preciso alagar uma grande planície, represá-la, e então, através das quedas d'água, gerar energia. A própria usina de Belo Monte foi estimada em R$ 7 Bilhões.

O princípio de funcionamento é simples: A água cai e movimenta turbinas, gerando energia mecânica para um gerador que transforma tudo em energia elétrica. Após isso, ela é armazenada e distribuída para diversas regiões do país.

dagua 2013 03

Ainda conversando sobre energia, as usinas hidrelétricas não são a única forma de gerá-la através da água. Também é possível com:

__- Energia ondomotriz__
É baseada no movimento das ondas que sobem e descem um braço mecânico que movimenta uma turbina, gerando energia mecânica que é transformada em elétrica.

__- Energia maremotriz__
Seu princípio está em aproveitar o movimento das marés para gerar energia.

__- Energia geotérmica__
Apesar de envolver a água apenas pelo seu aquecimento gerado pelo calor da terra, é necessária para que esse mesmo calor seja transmitido e armazenado, para então ser transformado em energia elétrica.



!!Curiosidades

- 70% da Terra está coberta de água. No entanto só 2% é água doce, e a maioria dessa água doce (87%) está congelada.

- Em um período de 100 anos, uma molécula de água passa 98 anos no oceano, 20 meses em forma de gelo, 2 semanas em lagos e rios e menos de uma semana na atmosfera.

- As gotas de chuva não têm forma de lágrima. Usando câmeras de alta velocidade os cientistas comprovaram que têm forma esferóide.

- A água supõe 55% do peso de um humano adulto. E precisamos ingerir em torno de dois litros de água ao dia.

- Uma pessoa pode sobreviver um mês sem alimentar-se, mas só sete dias sem beber água.

- A maioria da água que consumimos diariamente procede dos alimentos. 95% de um tomate é água. Outros que têm um alto conteúdo de água são as maçãs (85%), espinafre (91%) batatas (80%).

- Na Universidade de Tóquio desenvolveram um material chamado água elástica a partir de uma mistura de duas gramas de argila, matéria orgânica e água natural. É ideal para fabricar medicamentos e para consertar tecidos.

- A urticária aquagênica é uma forma muito rara de reação alérgica à água. Há no máximo 30 casos conhecidos na literatura médica e acreditam que é devida à presença na pele de um antígeno - substância que ativa o sistema imunológico-hidrossolúvel. Em contato com a água, o antígeno dissolve-se, atravessa a pele e faz com que as células de defesa liberem histamina, que provoca o aparecimento de manchas, coceira e outros sintomas alérgicos.

- Os glaciares são gerados pelo acumulo de neve compacta na zona continental, de modo que a água dos icebergs não é salgada, o que faz com que estes gigantescos pedaços de gelo flutuem no mar. Trata-se de uma água tão pura e fresca que é até comercializada engarrafada como água mineral. Só podemos ver 1/7 de seu tamanho, já que o resto permanece oculto debaixo da água. Daí saiu a frase "Você só sabe da ponta o iceberg."



!!Considerações finais

É claro que conhecemos a importância da água e podemos imaginar quais são as consequências do mal uso desse recurso. Aqui no Brasil não temos tanta consciência do valor agregado a ela devido a abundância, porém existem países em que a situação é extrema e pessoas tem de andar quilômetros afim de encontrá-la.

O que esperamos é que com as informações sobre a água, consigamos fazer com que as pessoas reflitam sobre seu uso e a falta que ela faz.

Que não tenhamos de aprender com a ausência, e sim que as pessoas aprendam que um pequeno movimento, desde fechar a torneira de maneira correta após lavar as mãos e até desligar o chuveiro enquanto se ensaboa, fazem a diferença.


Afinal, é com pequenos atos que se começa a mudança.


{YOUTUBE(movie=FPvk8K4K8oY,width=>425,height=>350,quality=>high, allowFullScreen=y)}{YOUTUBE}


''Por Joaquim Bührer Campolim''
''Estagiário de Comunicação do IO e diretor de marketing da empresa júnior IOJr - Consultoria e Educação Ambiental.''



__Fontes:__

Figura 1 - [http://dennytorres.com/2010/04/22/a-a%CC%81gua-que-vc-na%CC%83o-ve%CC%82/]
Figura 2 - [http://donossoquintal.wordpress.com/2011/11/02/viva-novembro-o-mes-da-agua-dentro-do-quintal/]
Figura 3 - [www.infoescola.com]

Informações sobre usinas hidrelétricas:
[http://www.terra.com.br/noticias/energia/crise/brasil.htm]
[http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-uma-usina-hidreletrica]

Curiosidades - [http://www.ndig.com.br/item/2012/03/10-curiosidades-sobre-a-gua]

Salinidade da água do mar - ''A água do mar é salgada ou salina?'' Texto feito pela Prof. Dra. Elisabete de Santis braga (IO-USP) para a agenda USP.

Compartilhe