Alunos da gradução do IO-USP tem a primeira aula de campo no N.Oc Alpha-Crucis

Durante toda a semana do dia 8 até 13 de Abril, alunos da graduação do IO-USP puderam, pela primeira vez, ter aulas de campo no navio oceanográfico adquirido em parceira com a FAPESP no ano passado, o Alpha-Crucis.

acrucis grad 01

Divididos em três grupos que iriam, respectivamente, participar da rotina de um dia no navio, durante a terça-feira (9), quarta-feira (10) e quinta feira (11), os alunos puderam ter a noção de como é fazer pesquisa embarcados e trabalhar com diversos equipamentos essenciais na oceanografia.

As aulas de campo foram ministradas pela disciplina de Métodos de Pesquisa em Oceanografia, pelos professores Michel Mahiques, Marcelo Dottori, Frederico Brandini e Rosalinda Montone, para a turma XI da graduação do IO-USP.

Durante a manhã, após o café no navio e as recomendações para o caso de acontecer alguma emergência, dentre as atividades realizadas, os alunos puderam acompanhar a perfilagem de temperatura, salinidade e oxigênio dissolvido da coluna d'agua. Para isso utilizaram uma Rosette com sensores acoplados.

acrucis grad 02
Rosette sendo preparada para lançamento

Após a perfilagem, que é feita ao descer a Rosette, são definidas as profundidades onde serão coletadas amostras d'agua. Os professores fizeram uma explicação sobre onde é interessante abrir as garrafas da Rosette, baseando-se no gráfico de perfilagem anteriormente concebido pelos equipamentos. Aumentando, então, a qualidade da amostragem.

Além de aprender como realizar as amostragens, experimentos químicos de determinação de oxigênio e salinidade foram realizados no laboratório do navio. Bem como análises no fito e zooplancton coletado pelas garrafas da Rosette e por um arrasto vertical, feito por uma rede simples, no mesmo local.

Depois de almoçarem no navio, foi a vez de análises geológicas serem realizadas na última estação Oceanográfica. Foi feita uma coleta com um BoxCorer e, posteriormente, análise do material. No laboratório seco do navio, os professores demonstraram o funcionamento de equipamentos de eco-sondagem e perfilagem sísmica, que estão relacionados com as feições geológicas de fundo e a composição da coluna de sedimentos.

acrucis grad 03

BoxCorer: Antes e pós coleta

Durante o trajeto de volta, um arrasto oblíquo de uma rede bongo foi realizado, visando coletar organismos de toda a coluna d'agua. Finalizando o dia de atividades com várias explicações dos professores a respeito das coletas e dos equipamentos.

acrucis grad 04

Rede bongo antes de descer ao mar

''Texto por Joaquim Bührer''
''Fotos por Filipe Pereira e Joaquim Bührer''