Visita ao navio Yokosuka e submarino Shinkai

No dia 5 de maio, alunos, funcionários e professores do IO foram a Santos para visitar o Navio ''Yokosuka'' e o'' HOV ''(Human-occupancy Vehicle) Shinkai 6500, que nada mais é do que um submarino capaz de ir até águas muito profundas.

yokosuka shinkai 01

''Funcionários, professores e alunos durante a visita ao navio.''

O navio e o submarino estão no Brasil realizando parte do projeto QUELLE 2013 da [http://www.jamstec.go.jp/e/|JAMSTEC] (Japan Agency for Marine-Earth Science and Technology) para estudar comunidades de exudações frias e fontes hidrotermais ao redor do mundo. Alguns pesquisadores brasileiros, incluindo os professores Paulo Sumida e Vivian Pellizari do IO-USP, tiveram a oportunidade de descer no ''Shinkai'' nos primeiros mergulhos da história no oceano Atlântico sudoeste a essas profundidades.

O Shinkai estava na “popa” do navio e todas os equipamentos foram identificadas com placas. Um pesquisador brasileiro explicou como o submarino funciona.

Ao redor do submarino estavam algumas amostras de rocha e organismos conservados das coletas feitas por ele ao redor do mundo.
Após a primeira etapa, os visitantes passaram pelos passadiços traseiro e frontal. Foram levados ao ''Deck'', onde o comandante mostrou vários instrumentos de navegação utilizados pela tripulação, como bússola, radar e cartas náuticas.

Visitaram a sala de conferência, um quarto e o laboratório seco. A professora Vivian Pellizari e dois estudantes do IO-USP foram entrevistados por uma equipe de reportagem da IPCTV (Emissora da Rede Globo no Japão).
Alguns resultados preliminares das expedições do ''Shinkai'' no Brasil foram mostrados por pesquisadores japoneses e brasileiros no __Symposium on Deep-Sea Reasearch__ no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP no dia 27 de maio, que contou com a presença do diretor do Instituto Oceanográfico Michel Mahiques e do cônsul do Japão, Noriteru Fukushima, em São Paulo.

yokosuka shinkai 02

__Shinkai__

A operação do submarino dura aproximadamente 8 horas, sendo que 4 horas é o tempo necessário para descida e subida e do Shinkai.

O HOV tem 9,7 m de comprimento, e comporta três pessoas. O espaço onde os pilotos e o pesquisador ficam é uma esfera de apenas 2 m de diâmetro. Além de água, também são utilizados 600 kg de chumbo como lastro.

yokosuka shinkai 03

__Fonte:__ [http://univali.br/default.aspx?P=64&A=open:news:item:12434&S=1]