Novo docente IOUSP: Marcelo Roberto Souto de Melo

melomarNacionalidade: Brasileiro

Área de trabalho: Taxonomia, filogenia, biogeografia de peixes, com ênfase na fauna de profundidade. Aspectos evolutivos da morfologia, anatomia comparada e adaptações evolutivas de peixes marinhos. Conservação da ictiofauna.

Formação: Universidade Federal de Goiás, trabalhou na Universidade Federal de São Paulo e tem doutorado pela Auburn University, nos EUA.

Como um breve comentário sobre o que espera do Instituto Oceanográfico da USP, o professor proferiu as seguintes palavras:

"No IO-USP, estou abrindo uma nova linha de pesquisa para desenvolver estudos de taxonomia e filogenia de peixes marinhos. Também irei atuar na Coleção Biológica do Instituto (ColBIO), auxiliando na identificação e catalogação das larvas de peixes. Pretendo fornecer aos alunos uma visão dos processos oceânicos que influenciam na evolução e atual padrão de distribuição dos peixes marinhos, aliando informações de biogeográfica histórica e ecológica. Já no próximo semestre, irei ministrar a disciplina de Zoologia de Vertebrados, em colaboração com os profs. Drs. Marcos Santos e Vicente Gomes."

icon mail
icon lattes  http://lattes.cnpq.br/2827693836393007