Bases Verdes: Sustentabilidade para as bases de pesquisa do IOUSP

bases verdesNa última sexta-feira, 08 de agosto de 2014, foi apresentada à comunidade IOUSP uma proposta de sustentabilidade para as bases de pesquisa situadas em Cananeia e Ubatuba. A proposta "Bases Verdes" surgiu como um dos produtos gerados na disciplina optativa IOB-152 Biologia da Conservação, ministrada no primeiro semestre pelo Prof. Dr. Marcos Cesar de Oliveira Santos. A proposta visa tornar as bases mais ecologicamente corretas com pequenas ações a serem implementadas em curto, médio e longo prazos. Um documento, com cerca de 60 páginas, foi elaborado e entregue à diretoria do IOUSP ao final do semestre passado.

Com o apoio inicial de 17 alunos de graduação (10 da Biologia e 07 da Oceanografia), o ponto de partida foi avaliar ações que poderiam ser implementadas com baixo custo. Agregando forças ao longo do semestre com participação dos chefes das bases, chefes dos serviços de bases e transportes, e alunos de graduação do IOUSP não inscritos na disciplina, ficou decidido investir nas seguintes frentes de ação:

• Gestão de resíduos sólidos e líquidos (aqui incluindo óleo de cozinha e produtos químicos utilizados nos laboratórios das bases);
  • Destinação de freezer, geladeira, dentre outros equipamentos que se encontram nas bases sem funcionamento;
  • Minimização dos impactos financeiro e ecológico envolvendo a política atual de uso de roupas de camas nas bases;
  • Engajamento em estruturação de composteira, horta e sistema de reutilização de água de chuva;
  • Adaptação das novas normas para marinas recomendadas pela CETESB;
  • Transposição de uso de formulários on-line para reservas de bases, veículos e pequenas embarcações ante ao atual sistema que acarreta uso extensivo de papéis.

A apresentação foi feita por alunos da disciplina e durou cerca de 55 minutos. Ao ser finalizada, passou-se a haver uma interação com a plateia presente, que foi composta por cerca de 60 pessoas incluindo docentes, funcionários, alunos de pós-graduação e de graduação do IOUSP, além de funcionários da USP que fazem parte da Superintendência de Meio Ambiente e da Prefeitura da USP.

baseubatuba

Basse de Pesquisa "Clarimundo de Jesus" - Ubatuba (SP).

Houve uma positiva recepção por parte da plateia presente, que indicou algumas lacunas a ajustar. Dentre elas, foi recomendado pela Profa. Dra. Márcia Caruso Bícego que se consultasse o recém elaborado Plano Diretor do IOUSP. Nesse documento constam algumas das frentes propostas. O servidor Dr. Luiz Vianna Nonnato enfatizou as questões envolvendo as contaminações de óleo ao meio ambiente, o uso de fontes alternativas de energia nas bases, além da preocupação com o ultrapassado sistema de esgotos.

De acordo com o Prof. Marcos Santos, os próximos passos envolvem incluir algumas recomendações no documento gerado na disciplina, compartilhar o mesmo com a comissão de bases (estabelecida em fevereiro deste ano) e dar sequência ao compartilhamento das informações levantadas neste iniciativa com a comunidade IOUSP.

basecananeia

Basse de Pesquisa "Dr João de Paiva Carvalho" - Cananéia (SP).

Na avaliação do docente, a apresentação foi uma ótima experiência e um importante passo. "Em pleno século XXI há determinadas ações de nossa parte que deixam pegadas que comprovam nossa ineficiência em respeitar o meio ambiente. É tempo de refletir e agir. E a ação necessariamente implica em mudança de comportamento", conclui o docente.

Caso tenha perdido, veja aqui a apresentação do "Projeto Bases Verdes".