Inscrições para o curso "Noções sobre Oceanografia" - 2º semestre de 2014

O Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo oferecerá mais uma edição do curso "Noções sobre Oceanografia". O curso, gratuito, é oferecido semestralmente desde 1993 e é aberto ao público em geral, tendo como pré-requisito o Ensino Fundamental concluído.

O curso tem como objetivo divulgar a Oceanografia, seus estudos e técnicas utilizadas. É composto por aulas, visitas monitoradas ao Museu Oceanográfico e atividades práticas (opcional) em uma das bases de pesquisa do IOUSP, em Ubatuba ou Cananéia.

nocoes oceanografia 3

Visita monitorada à Base de Pesquisa em Cananéia (SP). Foto: Luciano de Souza.

As palestras abordam diversos temas da Oceanografia Física, Química, Geológica e Biológica, como: circulação oceânica, métodos de estudo da dinâmica do oceano, composição e poluição da água do mar, distribuição dos organismos marinhos, entre diversos outros (para ver a descrição e ementa completa do curso, clique aqui) .

De acordo com o Prof. Dr. Joseph Harari, coordenador do curso, o público é bastante variado, sendo composto por profissionais de áreas correlatas, aposentados, pessoas interessadas em saber mais sobre a Oceanografia e curiosos. Destaque se faz para alunos do Ensino Médio e vestibulandos, que buscam o curso para saber mais sobre a carreira, áreas de atuação, mercado de trabalho, dificuldades e perspectivas.

science-sphere-01

Ciência na Esfera, sistema instalado no Museu Oceanográfico para visualização de fenômenos e processos oceanográficos.

As inscrições estarão abertas de 18/08/2014 (00:00h) até 31/08/2014 (23:59h), tendo como critério de seleção a ordem de inscrição. As aulas serão realizadas a partir do dia 14 de setembro até o dia 30 de novembro, somente aos domingos, das 09:30 às 12:30, no Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

Acesse a página do curso  e confira mais informações e procedimentos para inscrição.