Novo docente IOUSP: Rafael Andre Lourenço

rafaelal2Naturalidade: Brasileiro

Área de atuação:

• Compostos orgânicos em ambiente marinho;
  • Bioacumulação de compostos orgânicos;
  • Monitoramento ambiental em regiões portuárias e de influência da indústria do petróleo.;
  • Paleoceanografia.

Formação:

• 2000 - Graduação em Química - Universidade de São Paulo (USP);
  • 2003 - Mestrado em Oceanografia Química e Geológica - Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP);
  • 2007 - Doutorado em Oceanografia Química e Geológica - Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP).

Vínculos e atuações anteriores:

• Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP);
  • DTA Engenharia;
  • Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello (Petrobras - CENPES).

O Prof. Rafael fez alguns breves comentários sobre sua vinda para o IOUSP e seus objetivos com relação ao ensino, pesquisa e extensão universitária:

rafaelalVinda para o IOUSP:

Rafael Andre Lourenço (RAL): "Na verdade não é vinda para o IOUSP e sim volta. Após meu doutoramento no IOUSP eu trabalhei durante 7,5 anos no Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES) no Rio de Janeiro. O trabalho que realizei no CENPES estava relacionado com avaliações e monitoramentos ambientais em meio marinho em áreas de exploração, produção e refino de petróleo e gás.

Concomitantemente ao trabalho no CENPES, eu atuei como consultor ambiental para avaliação de impacto das atividades de dragagem em diversos portos do Brasil e de emissões de esgoto via emissários submarinos. A opção de voltar para o IOUSP veio do desejo de trazer para o instituo a experiência e o conhecimento que adquiri em empresas privadas que atuam na área de Oceanografia."

Ensino e Pesquisa:

RAL: "Em relação ao ensino, pretendo trazer para os alunos do IOUSP uma visão das demandas e do modo operacional de empresas que atuam na área da Oceanografia, acredito que essa visão externa à academia possa agregar informações e conhecimentos ao ensino de oceanografia química. A intenção é trazer para dentro do IOUSP as necessidades de inovações das empresas e transformar essas necessidades em projetos de pesquisa, de forma a formar profissionais capacitados a atender o mercado de trabalho."

Extensão:
RAL: "Além de ensino e pesquisa, espero poder contribuir ativamente com a divulgação e popularização da ciência participando de cursos de difusão cultural e feiras de ciências."

icon lattes http://lattes.cnpq.br/2395537952539818
icon mail