"Bate-papo com Netuno" - Popularização das Ciências Marinhas

Por: Catarina Marcolin

batepapo netuno2

O blog Bate-papo com Netuno surgiu para divulgar as Ciências do Mar para o público geral e tem como objetivos principais difundir temas importantes, porém pouco abordados e inspirar os jovens a vir para a Universidade e seguir carreira acadêmica. Nosso objetivo é falar de ciência de forma divertida e acessível para todos, estimulando um diálogo aberto com o leitor, além de promover uma conscientização sobre os atuais problemas ambientais nos ecossistemas oceânicos e do nosso papel como indivíduo dentro deste contexto. Uma outra vertente do nosso blog é a discussão de questões de gênero na ciência. Temos uma sessão chamada "Mulheres na Ciência" que tem o objetivo de expor e discutir as dificuldades ainda existentes na carreira científica para as mulheres. Para isso temos apresentado artigos científicos que discutem o tema, além de relatos de casos de mulheres que vivem o dilema de conciliar os filhos com a carreira, por exemplo.

Tudo começou quando eu (Catarina Marcolin, pós-doutoranda no IOUSP) senti necessidade de ampliar minha esfera de atuação, que era essencialmente centrada em pesquisa dentro de um laboratório no IOUSP (o Laboratório de Sistemas Planctônicos, LAPS) e "devolver" à sociedade um pouco do que o país investiu em mim ao longo da minha carreira acadêmica. Assim, acabei percebendo que poderia atuar também na extensão universitária. A ideia de fazer extensão através de um blog surgiu porque eu já tinha uma página sobre viagens (http://catviajandoporai.blogspot.com.br/) que tem uma boa aceitação, apesar do baixo número de publicações. Para manter um cronograma com publicações frequentes e temáticas distintas, convidei um grupo de amigas (biólogas e oceanógrafas) para participarem como colunistas. Todas as participantes são alunas ou ex-alunas da pós-graduação do IOUSP (Dra. Cássia Goçalo, Dra. Cláudia Namiki, MSc. Izadora Mattielo, MSc. Jana del Favero e MSc. Naira Silva). Mais recentemente a Silvia Gonsales (oceanógrafa pelo IOUSP) começou a fazer parte do nosso grupo como ilustradora. Esse grupo de mulheres cientistas se revelou bastante coeso e tem havido um esforço coletivo muito importante, sem o qual não seria possível manter as duas publicações semanais, com a qualidade almejada.

Além desse grupo que trabalha constantemente no blog, temos convidado outros(as) profissionais das ciências do mar para escrever sobre seu trabalho, sua esfera de atuação ou para compartilhar experiências vividas ao longo da carreira. Temos pouco mais de um mês de atuação e estamos publicando aproximadamente dois textos por semana, temos mais de 450 seguidores na FanPage do Facebook e já tivemos cerca de 6000 acessos ao nosso blog. Para facilitar o acompanhamento das publicações, também temos perfis no Google+ e Twitter. Todas as fotografias e ilustrações compiladas nas imagens ao longo deste texto encontram-se publicadas e referenciadas (nos casos não autorais) em postagens do blog.

icon link Blog: Bate-papo com Netuno
icon fb Página no Facebook: Bate-papo com Netuno