Três anos da Science on a Sphere no IOUSP

No dia 28 de maio a Ciência na Esfera (Science On a Sphere®) completa três anos, desde sua inauguração no IOUSP.

A Ciência na Esfera é uma ferramenta educacional desenvolvida pela Agência Americana de Oceanos e Atmosfera (National Oceanic and Atmosferic Administration - NOAA), com o objetivo de ilustrar o Planeta Terra e seus diferentes fenômenos e processos oceanográficos, atmosféricos, geológicos, ecológicos, entre outros. A ferramenta permite a visualização de forma interativa e global, propiciando ao visitante a sensação de estar observando o planeta a partir do espaço, a partir de centenas de apresentações disponíveis.

A Ciência na Esfera é um sistema que consiste de um globo de policarbonato que recebe imagens de quatro projetores, sincronizados digitalmente. Esse sistema é conectado ao sistema desenvolvido pela NOAA, recebendo atualizações contínuas de suas bases de dados.

A esfera foi instalada no Museu Oceanográfico do IOUSP em 2012. Desde então, vem sendo utilizada em atividades acadêmicas e científicas, tanto por cursos de Graduação quanto Pós-Graduação, em Oceanografia e outras ciências, devido a grande diversidade de animações disponíveis. Além das aplicações em ensino e pesquisa, a ferramenta também apresenta um grande potencial para utilização em atividades de extensão, contagiando milhares de pessoas que já visitaram a esfera no Museu Oceanográfico.

Abaixo, alguns depoimentos sobre a Ciência na Esfera e sua importância para as atividades desenvolvidas no IOUSP.

 

Prof. Dr. Michel Michaelovitch de Mahiques 
Vice-Diretor do IOUSP

"Na primeira vez em que vi um sistema Science on a Sphere, eu estava acompanhado do Prof. John Farrington, da Universidade de Massachussetts – Dartmouth, e do Prof Ilson da Silveira, do IOUSP. Naquele momento percebi o potencial para o ensino, a pesquisa e a extensão que um sistema daqueles poderia ter.

Reforcei o sentimento quando notei a admiração e emoção dos Profs. June Dias e Paulo Polito, ao visitarem a mesma esfera, algum tempo depois. E, finalmente, tive a mais absoluta certeza ao presenciar a verdadeira multidão, que se aglomerava para assistir a alguma de suas apresentações, durante a Virada Científica de 2014.

A Science on a Sphere do IOUSP foi, durante algum tempo, a única do Hemisfério Sul. Faz parte do roteiro turístico da Cidade Universitária, atrai gente de dentro e de fora do campus, e deslumbra crianças, dos 8 aos 80 anos. No momento, estamos à procura de quem a adote, para dar-lhe maiores condições de conforto.

Se você nunca veio assistir, não perca a oportunidade; se já veio, são mais de 900 apresentações diferentes! Com certeza, sempre haverá alguma que você não viu".

science michel

Prof. Michel M. Mahiques na Science on a Sphere. Foto: Marcos Santos (USP).

Profa. Dra. Olga Tiemi Sato
Departamento de Oceanografia Física, Química e Geológica do IOUSP

"O sistema Science on a Sphere é um projeto desenvolvido pela agência americana National Oceanographic and Atmosphere Administration (NOAA). Através da projeção de imagens animadas sobre uma esfera, conhecimentos ligados à ciências da Terra podem ser explorados num ambiente 3D e altamente tecnológico. Além dos equipamentos de controle e projeção das imagens, o sistema é composto por um conjunto de filmes e imagens especialmente elaborados pela NOAA para animação de conteúdos específicos da Oceanografia, Meteorologia, Geofísica e Astronomia entre outros. Esses filmes foram desenvolvidos a partir de dados provenientes de diversas fontes, sejam através de satélites, de modelos ou médias climatológicas. A própria NOAA conta com a contribuição das diversas instituições no mundo para enriquecer a sua biblioteca. É nesse ponto que deixamos de ser somente espectadores para sermos desenvolvedores.

Dentro do escopo de um projeto científico, filmes de curta duração ("clips") podem ser desenvolvidos utilizando-se séries temporais de mapas de variáveis oceanográficas. No caso de satélites, podemos utilizar a temperatura e salinidade da superfície do mar, velocidade do vento, altura da superfície do mar ou concentração da clorofila, entre outros. A longevidade dos satélites meteo-oceanográficos permite a observação de fenômenos e processos no oceano e acompanhar sua evolução no tempo e no espaço.

A realização de animações para auxiliar na visualização de resultados de um projeto é uma prática comum para pesquisadores na Oceanografia. Porém, feitas na Science on a Sphere e combinando-se diversos conjuntos de dados, ajuda a enriquecer ainda mais as discussões científicas. Do ponto de vista de um curso de Oceanografia, a capacidade que a Science on a Sphere integra numa sala de aula é sem precedentes. A visualização de animações na esfera permite um melhor entendimento dos processos oceânicos em diversos locais do globo sob a perspectiva correta, como ela realmente ocorre na Terra. E enquanto desenvolvedores, os alunos aprendem a trabalhar com várias bases de dados e se familiarizar com linguagens de programação para manipular os dados para criar os clips. Enfim, a Science on a Sphere é uma ferramenta ideal para aprender e ensinar".

 

Profa. Dra. Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva
Presidente da Comissão de Cultura e Extensão do IOUSP

“A Ciência na Esfera é um instrumento de divulgação atraente e lúdico que auxilia o ensino formal e não-formal não só da Oceanografia mas de muitos temas interessantes elencados pela NOAA, relativos ao planeta Terra e de seus fenômenos, mas também pode servir para o conhecimento de outros planetas. Constitui uma excelente ferramenta de atração do público externo ao Instituto Oceanográfico da USP para participação em atividades educativas não formais e também promove um estreitamento com outras Unidades da USP, complementando o ensino formal.

O apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, por meio de projetos como ”A esfera da ciência” e também por meio de Editais de Cultura com o Projeto “A ciência na esfera”, tem dado suporte à implementação de narrativas em português, que estão sendo aplicadas ao material existente de modo a potencializar o uso da esfera em apresentações à comunidade de diversas idades e graus de conhecimento, aproximando ainda mais, a Instituição da sociedade.

A inclusão de atividades da Ciência na Esfera em Programas da Universidade, como Virada Científica, USP e as Profissões e também em Cursos de Extensão, como Noções sobre Oceanografia, tem sido um potente veículo de atração, não só da comunidade ao campus da USP como também é um ponto forte na atração de estudantes que querem aumentar seu conhecimento sobre o mar e buscar uma profissão na Oceanografia em em Ciências da Terra, de um modo geral.

Enfim, trata-se de instrumento de forte comunicação entre a nossa Instituição e as Comunidades Interna e Externa à USP em prol da difusão do conhecimento, o que sem dúvida trará benefícios à sociedade como um todo.

Estamos investindo cada vez mais no maior alcance deste instrumento para que possa atingir um público cada vez maior de estudantes de diversos níveis, professores, grupos especiais, terceira idade, enfim, um público geral contando a diversidade de material que pode ser projetado na esfera".

 

Sergio Teixeira de Castro
Chefe do Museu Oceanográfico do IOUSP

"A Science on a Sphere, além de ser um equipamento didático de inúmeras possibilidades para o Instituto Oceanográfico e a Universidade de São Paulo como um todo, integrou de maneira considerável a cultura e extensão das demais atividades fins da universidade, o ensino e a pesquisa acadêmica.

Nestes três anos de atividade no Museu Oceanográfico do IOUSP, já encantou e impressionou mais de 25 mil pessoas de todas as idades e áreas de atuação.

Com nosso novo projeto de nacionalização da esfera (traduções simultâneas de videos para a língua portuguesa e para a língua brasileira de sinais - LIBRAS), único no planeta, segundo informações da NASA e NOAA, possibilitaremos um acesso ainda maior de públicos antes excluídos, cumprindo o papel de acessibilidade a todos dos espaços culturais e educativos da USP".

science criancas

A Ciência na Esfera é uma ferramenta educacional para públicos de todas as idades. Foto: Luciano Souza.

 

Conheça a Ciência na Esfera

Instalada no Museu Oceanográfico do IOUSP, a Ciência da Esfera está disponível para visualização em visitas do público geral. Também é possível agendar visitas de grupos e atividades escolares, onde os professores podem utilizá-la para dar aulas específicas para seus alunos.

Para visitas, faça um agendamento com a equipe do Museu Oceanográfico do IOUSP

 

Exemplos de animações da Science on a Sphere:

Compartilhe