Reportagem especial do programa Reporter Eco para o Dia Mundial do Meio Ambiente

reporter eco 10x15O Prof. Dr. Alexander Turra (Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha) participou da reportagem especial produzida pelo Programa Reporter Eco, da TV Cultura. No programa especial para o Dia Mundial do Meio Ambiente, foram discutidos projetos para recuperação de árvores, oceanos e áreas para cultivo de alimentos.

Sobre os oceanos, o Prof. Turra fala sobre a elevação da temperatura e acidificação nos mares e oceanos, efeitos do aumento do CO2 (dióxido de carbono) na atmosfera, um dos gases que influenciam nas mudanças climáticas. Um dos efeitos é o enfraquecimento dos esqueletos, tornando os organismos mais susceptíveis à predação. Além disso, estudos sugerem que os animais podem também perder a capacidade de percepção de suas presas, prejudicando sua alimentação e desenvolvimento. Essas alterações acabam por impactar diversos serviços prestados por essa biodiversidade, como a provisão de alimentos, a regulação climática e a proteção da linha de costa. 

Outro tema abordado na reportagem foi a importância da difusão de conhecimentos produzidos pela comunidade científica para a sociedade.  alertando sobre os impactos das ações humanas sobre os oceanos.

Assista abaixo o vídeo com a participação do Prof. Turra.

Compartilhe