Curso de Aperfeiçoamento: Equipamentos Geofísicos

luigi cursoO IOUSP irá oferecer o Curso de Aperfeiçoamento: "Equipamentos Geofísicos", no período de 15 a 26/02/2016. O curso será oferecido de acordo com a Proposta das Atividades de Formação Profissional, Educação Continuada e Curso de Difusão - Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo.

Curso de Aperfeiçoamento: "Equipamentos Geofísicos"

Período de inscrição: 12/11/2015 a 14/02/2015

Período de realização do curso: 15 a 26 de Fevereiro de 2016

Horário do curso: das 09:00 às 17:00

Tipo: Presencial/pago

Valor do curso: R$ 1000,00 (Inscrição) + R$ 1500,00 (Matrícula).

Público-alvo: Funcionários da USP, estudantes de Pós-graduação do IOUSP, Professores da USP e externos

Coordenador: Prof. Dr. Luigi Jovane

Justificativa do curso: Compreender os métodos de utilização dos equipamentos geofísicos incluindo potencialidades e limites. O curso de Equipamentos geofísicos faz parte da formação dos profissionais atuantes na área da Oceanografia Física, Química e Biológica. No caso de vários estudos desde a evolução sedimentologica de uma bacia para examinar as variações climáticas ate a projeção de obras em áreas marinhas, torna-se necessário um robusto estudo do embasamento teórico e aplicado dos Equipamentos Geofísicos envolvendo conceituação em metodologias geofísicas para estudar o fundo marinho e os sedimentos e compreensão sobre os processos geológicos e oceanográficos que fazem variar esses parâmetros, com formas de aplicação de estudos de dados reais. Assim, torna-se fundamental oferecer essa ferramenta básica aos funcionários e professores da USP, estudantes de Pós-graduação e profissionais.

Objetivo: Os participantes devem aprender neste curso a base teórica, o funcionamento, a utilização dos Equipamentos Geofísicos mais importantes. O objetivo é que os participantes cheguem ao final da disciplina com uma boa base de conhecimentos sobre os conceitos tratados no curso e suas aplicações, bem como com uma visão integrada e crítica ligada à aplicação adequada no que diz respeito aos estudos dos fundos marinhos com métodos geofísicos. O objetivo é os participantes aprender aquisição, processamento e interpretação de dados geofísicos obtidos com a utilização de equipamentos de ultima geração como fim final de aprender potencialidades e limites de cada equipamento e metodologia.

Carga-horária total do curso: 180 horas

Nº de vagas: 30

* Este curso prevê saída de campo e embarque no Barco de Pesquisa Alpha Delphini, entre os dias 19/02 e 22/02 de 2016.

Procedimento de Inscrição:

O aluno deverá efetuar a inscrição pelo Sistema Apolo e enviar por e-mail o currículo e cópia do RG e CPF para o e-mail da CCEx-IOUSP ().

O Valor total do curso é R$ 2.500, 00 reais. Para efetuar o pagamento o aluno deverá entrar em contato com o Coordenador do curso: Prof. Dr. Luigi Jovane.

Dúvidas e esclarecimentos:

Prof. Dr. Luigi Jovane

Maria de Lourdes Bastianello Junior (Secretaria CCEx)

• E-mail:  ou