XSMINo dia 3 de Junho, no Instituto Oceanográfico da USP, acontecerá o X Seminário de Manejo Integrado - Interdisciplinaridade nas ciências do mar: construindo uma ciência pós-normal

O evento busca refletir e discutir sobre a interdisciplinaridade nas ciências do mar sob a ótica da ciência pós-normal, um novo paradigma que vem se consolidando para lidar com problemas ambientais complexos como aqueles enfrentados nos oceanos e zonas costeiras.

Inscrições já estão abertas e são gratuitas.

Mais informações abaixo e no site: http://www.oceanosesociedade.io.usp.br/index.php/x-seminario-de-manejo

Justificativa:
Entende-se que a gestão integrada (GI) é um processo integrador, inclusivo, participativo, adaptável e cíclico, que visa promover o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental. Assim, a GI precisa levar em conta as diferentes fontes de conhecimento, envolvendo necessariamente uma perspectiva pluralista e interdisciplinar.

Contudo, a ciência tradicional reducionista (ciência normal) não é capaz de lidar com a complexidade e a incerteza dos problemas ambientais atuais existentes nos oceanos e zonas costeiras.

Em resposta a estes desafios, novas abordagens estão se movendo para o chamado paradigma da ciência pós-normal. Esta nova abordagem científica pode ser entendida como uma estratégia de resolução de problemas com foco no desenvolvimento de processos de integração, numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar.

Esta edição do Seminário de Manejo Integrado visa, portanto, estimular a participação e o envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação nos debates sobre a interdisciplinaridade nas ciências do mar, o paradigma da ciência pós-normal e os desafios da integração entre política e ciência, no contexto da gestão integrada (GI).

Local:
Auditório “Prof. Dr. Plinio Soares Moreira”, Instituto Oceanográfico, Praça do Oceanográfico, 191, Universidade de São Paulo.

Data:
03 de junho de 2016

Inscrições:
As inscrições são gratuitas e online: http://www.oceanosesociedade.io.usp.br/index.php/seminario.

Público-alvo:
Docentes, técnicos, alunos de graduação e pós-graduação, gestores, profissionais, ONGs e população em geral.

Programação:

13:00 - Inscrições

14:00 - Abertura

14:30 – 17:00h
Mesa redonda: Interdisciplinaridade nas ciências do mar: construindo uma ciência pós-normal

Moderação: Prof. Dr. Alexander Turra
Relatoria: Biol. Natália de Miranda Grilli

• 14:30 – 14:50h Palestra 1 – Tema: A interdisciplinaridade nas ciências ambientais
    Palestrante: Prof. Dr. Pedro Roberto Jacobi (PROCAM/IEE/USP)
  • 14:50 – 15:10h Palestra 2 – Tema: Ciência pós-normal: novos rumos no enfrentamento de problemas complexos
    Palestrante: Prof. Dr. Leandro Luiz Giatti (FSP/USP)
  • 15:10 – 15:30h Palestra 3 – Tema: Instituições de Ensino e Pesquisa e Gestão de UCs: Possibilidade de Integração Ciência e Gestão
    Palestrante: Msc. Luciana Y. Xavier (IO/USP)
  • 15:30 – 15:50h Palestra 4 – Tema: Dificuldades e desafios da integração entre ciência, políticas e tomada de decisão
    Palestrante: Msc. Lucila Pinsard Vianna (APAMLN/SP)
  • 15:50 – 16:20h Palestra 5 – Tema: Ciência, gestão e participação: a experiência do Projeto Biota-Araçá
    Palestrante: Dra. Claudia R. Santos (IO/USP)

16:20 – 16:35h - Intervalo

16:35 – 17:30h - Plenária: Abertura para perguntas e debate com os participantes.

Créditos:

Realização:
Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha, Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP).

Apoio:
Comissão de Cultura e Extensão do IOUSP.
Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade, Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP)
Instituto Costa Brasilis (ICB)

Comissão Organizadora do X Seminário de Manejo Integrado

Prof. Dr. Alexander Turra - DOB/IO/USP/IEA