Oceanografia 5 estrelas no Guia do Estudante

iousp geMais uma vez o curso "Bacharelado em Oceanografia", oferecido pelo IOUSP, recebeu o conceito máximo na Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante (GE). O conceito 5 estrelas é conferido aos melhores cursos oferecidos no Brasil. A avaliação, publicada anualmente pela Editora Abril, é um dos principais veículos de publicação de Instituições de Ensino Superior do Brasil e de avaliação de cursos superiores de bacharelado e licenciatura.

O ensino de Oceanografia do IOUSP, em nível de graduação, estrutura-se de modo a possibilitar ao aluno a identificação e compreensão dos processos oceanográficos, as inter-relações entre o oceano e seus principais compartimentos de contorno: a atmosfera, as áreas emersas e os fundos marinhos atuais, e os processos socioantropológicos e atividades socioeconômicas que influenciam o ambiente marinho e são influenciados por ele.

Os mecanismos pedagógicos para alcançar essa compreensão são assentados em práticas que favorecem a opção de formação de profissionais com visão crítica e integrada dos processos oceanográficos, em oposição ao profissional formado a partir da simples acumulação de informações de conteúdo técnico/científico. No processo de formação profissional do Bacharel em Oceanografia privilegia-se a análise integrada dos aspectos biológicos, físicos, geológicos e químicos dos processos oceanográficos bem como práticas voltadas para resolução de problemas de interesses da sociedade.

Para ver as informações do IOUSP no Guia do Estudante, acesse a Página do IOUSP no GE.

Universidade de São Paulo na avaliação do Guia do Estudante

O Guia do Estudante Profissões Vestibular 2017, que passará a circular nas bancas a partir do dia 14 de outubro, concedeu cinco estrelas, considerada a avaliação máxima, a 102 dos 123 cursos da USP analisados pela publicação. Os outros 21 cursos da Universidade receberam quatro estrelas. Na edição passada, 107 dos 121 cursos avaliados pela publicação receberam cinco estrelas e 14 receberam quatro estrelas.

“O ótimo resultado do Guia do Estudante revela o esforço contínuo da USP em melhorar cada vez mais o ensino de graduação. O diferencial de nossos cursos está na firme decisão de valorizar o ensino e valorizar as pessoas vocacionadas para o ensino. Esses profissionais estão nos serviços de graduação, nas salas de aula, nos laboratórios, nos corredores, enfim, por toda a Universidade. É essa decisão política que se transforma em resultados significativos”, destaca o pró-reitor de Graduação da USP, Antonio Carlos Hernandes.

As três grandes áreas de conhecimento – biológicas, exatas e humanas – da Universidade tiveram cursos com a avaliação máxima.

Clique aqui para conferir a lista completa dos cursos avaliados.