IOUSP na Semana USP de Ciência e Tecnologia

A 1ª Edição da Semana USP de Ciência e Tecnologia abre as portas da Universidade com dezenas de atividades gratuitas em São Paulo e Santos.

SUCT2016 01Entre os dias 18 e 22 de outubro, a Universidade de São Paulo realiza a Semana USP de Ciência e Tecnologia. O evento, coordenado pelas Pró-Reitorias de Cultura e Extensão Universitária e de Pesquisa da USP, faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo intuito é aproximar os temas da população. A programação oferece mais de 70 atividades gratuitas na capital, e ocorre no Centro de Difusão Internacional da USP, além de outras unidades do campus Butantã, e no Parque de Ciência e Tecnologia da USP, na Água Funda. Em Santos, o Monumento Nacional Engenho dos Erasmos também oferece atividades.

A Semana USP de Ciência e Tecnologia proporciona gratuitamente ao público um espaço interativo com foco na divulgação da produção de atividades cientificas e tecnológicas desenvolvidas pela USP. Com linguagem acessível e o auxilio de especialistas, a intenção é estimular a curiosidade e motivar a população a pesquisar e discutir os impactos que a ciência e a tecnologia podem gerar em benefício da sociedade.

 

IOUSP na Semana USP de Ciência e Tecnologia

  • EXPOSIÇÃO "SERES MARINHOS DOS EXTREMOS DO PLANETA"

A Coleção Biológica do Instituto Oceanográfico da USP (ColBIO) coloca em exposição animais marinhos coletados nas geladas águas da Antártica e nas profundezas do mar (até 4000 metros).

Serão exibidos grupos de animais pouco conhecidos pela sociedade brasileira, além de painéis e vídeos dos animais em seus habitats naturais. Monitores capacitados explicarão aos visitantes características de onde vivem estes animais e quais as adaptações de cada um deles para viver nos ambientes mais extremos do planeta. Nosso objetivo é que o visitante aumente seu conceito de biodiversidade e de habitats marinhos.

SUCT2016 02

Local: CDI - Centro de Difusão Internacional da USP
Av. Prof Lúcio Martins Rodrigues, 222 - Cidade Universitária, São Paulo (SP)
Dia 21/10/2016 das 9h00 às 17h00.

Saiba mais: Exposição Seres Marinhos dos Extremos do Planeta

 

  • MUSEU OCEANOGRÁFICO E SISTEMA “SCIENCE ON A SPHERE”

O Museu Oceanográfico foi criado em 1988 com o objetivo de difundir a Oceanografia e as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Oceanográfico da USP. O museu mantém sua exposição permanente com um acervo dividido em módulos que evidenciam a dinâmica, a estrutura e a biodiversidade dos oceanos bem como aspectos da ciência oceanográfica.

Um dos destaques do museu é o Ciência na Esfera (Science On a Sphere®), uma ferramenta educacional desenvolvida pela Agência Americana de Oceanos e Atmosfera (National Oceanic and Atmospheric Administration - NOAA), com o objetivo de ilustrar o Planeta Terra e seus diferentes fenômenos e processos oceanográficos, atmosféricos, geológicos, ecológicos, entre outros.

science criancas

Local: Instituto Oceanográfico , Museu Oceanográfico.
Praça do Oceanográfico, 191 - Cidade Universitária, São Paulo (SP)
Dias 19, 20 e 21, das 09h00 às 17h00

Saiba mais: Museu Oceanográfico e Science on a Sphere

 

  • “ENTENDA O LIXO”: MOBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DO MEIO AMBIENTE MARINHO

O Projeto “enTenda o Lixo” (@entendaolixo) visa debater com a sociedade a atual situação da saúde dos mares e oceanos e ações necessárias para a mitigação e solução do problema, especialmente em relação ao lixo. A tenda permaneceu durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio2016 (04 de agosto a 17 de setembro), na cidade do Rio de Janeiro, e buscou alertar a população local e os visitantes do evento sobre os impactos da chegada de resíduos à Baía de Guanabara. Nessa reedição da atividade, pretendemos dialogar com o público presente à Semana USP de Ciência e Tecnologia, registrando suas percepções e discutindo suas responsabilidades sobre a problemática do lixo nos mares.

entenda lixo

Local: Instituto Oceanográfico , em frente ao Museu Oceanográfico.
Praça do Oceanográfico, 191 - Cidade Universitária, São Paulo (SP)
Dias 19, 20 e 21, das 09h00 às 17h00

Saiba mais: Entenda o Lixo

 

Para mais informações e programação completa do evento, acesse o dite da Semana USP de Ciência e Tecnologia.

Compartilhe