Tenda Oceano atende visitantes no Parque Estadual da Ilha Anchieta

peia 2017 01Desde o dia 09 até o dia 27 de Janeiro, alunos do Instituto Oceanográfico da USP estarão recebendo visitantes do Parque Estadual da Ilha Anchieta.

Localizado em Ubatuba no Litoral Norte de São Paulo,  o Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA) é uma Unidade de Conservação (UC) e está com uma programação especial para o mês de Janeiro recebendo várias atividades (saiba mais sobre todas essas atividades no site da Fundação Florestal). Dentre elas haverá a Tenda Oceano, que conta com alunos do Instituto Oceanográfico levando para os visitantes da Ilha Anchieta diversos materiais, como amostras animais e instrumentos oceanográficos, como contam as alunas Amanda Fonseca e Brenda Llonch:

"Entramos em contato com a Priscila (Saviolo, Gestora do PEIA) que, juntamente com o Professor Marcos César, nos propôs realizar a divulgação da oceanografia e promover a Educação Ambiental com relação aos oceanos no Parque Estadual da Ilha Anchieta, uma vez que são poucos aqueles que conhecem sobre essa profissão."
Amanda Fonseca

"A idéia da Priscila (Saviolo, Gestora do PEIA) era começar, lá na ilha, um trabalho de divulgação da oceanografia. Já que a UC é do recorte marinho, mas o trabalho de educação ambiental deles lá é bem voltado pra parte terrestre! E o que os voluntários do IO farão é se dividir entre as tarefas normais do parque e a tenda da oceanografia.
Na tenda teremos amostras de animais e coisas que vamos pegar lá no Museu (Oceanográfico da USP), alguns equipamentos também serão possíveis pra demonstração, tipo garrafa de nansen e uma rede pequena de plâncton..."
Brenda Llonch

Os alunos realizaram todo o planejamento e desenvolvimento da atividade e obtiveram apoio de setores do IOUSP que permitiram que a Tenda Oceano acontecesse :

peia 2017 03"Elaboramos materiais como banner e cartilhas com uma linguagem clara e objetiva para melhor compreensão do público. Além disso, tivemos a ajuda do Fabiano do Museu Oceanográfico, do Tomás do Salão Azul, da Professora Amélia e da IO Jr. que nos emprestaram alguns materiais e exemplares para tornar a apresentação mais didática e ilustrativa.
Também tivemos ajuda do carro do IO conduzido pelo Felipe que nos levou até Ubatuba para transportar todos os materiais.
No parque montamos uma tenda expondo todo acervo e, trabalhando em duplas, atendemos ao público expondo um pouco sobre nossa atuação e tirando possíveis dúvidas. Foi um trabalho incrível, extremamente agregador que nos fez crescer e aprender ainda mais."
Amanda Fonseca

Os visitantes do PEIA estão tendo a oportunidade de aprender mais sobre o meio ambiente marinho, a oceanografia e cuidados com o meio ambiente:

peia 2017 05"Os visitantes que passam pela tenda, principalmente as crianças, além de se atrairem pelos animais expostos, se interessam muito pela parte da preservação fazendo questão de dar suas opiniões, muito bem colocadas e, demonstrar a preocupação que tem com o ambiente marinho na questão de lixo e poluição. Conversando com uma menininha de uns 3 anos, ela me disse que faria cara feia e mostraria a língua para os 'humanos do mal' que ela visse jogando lixo no mar."
Luiza Soares

Além da Tenda, os alunos do IO estão atuando como monitores na Ilha Anchieta e aprendendo mais sobre a história do local:

"Além da tenda estamos atuando como monitores em outras áreas e é fantástico ver nos olhos das pessoas a curiosidade sobre o local que têm diversas histórias impressionantes"
Laís Santana

Os alunos que ficaram sabendo da Ilha pelo amigo de classe, Victor Souza, se interessaram pelo programa de voluntariado do PEIA e entraram em contato com a gestora do parque. A Tenda Oceano está sendo possível pela dedicação e atitude voluntária dos alunos, como conta o aluno Vitor Tavares:

"O dia a dia é muito cansativo, porém recompensante. Acho que o trabalho voluntário é assim mesmo, você dá um pouco de si, em troca de experiências novas que te ajudam a crescer como profissional e principalmente como pessoa."
Vitor Tavares

O Prof. Marcos César de Oliveira Santos que esteve apoiando o desenvolvimento da atividade pelos alunos lembra da importância de estimular os alunos a realizarem novas iniciaticas:

"Desse trabalho importante que está sendo realizado, o que me deixou mais contente foi notar que se colheram frutos da Semana Temática de 2016 quando egressos do IOUSP, incluindo a Priscila Saviolo, gestora do PEIA, voltaram  à sua casa para atender a uma mesa-redonda sobre oceanógrafos no mercado de trabalho. Foi uma atividade olhos nos olhos com a nova geração de graduandos que se sensibilizaram e fizeram os contatos no tempo certo para executar essa atividade de verão."
Prof. Marcos César de Oliveira Santos

As atividades da Tenda Oceano seguem só até o dia 27 de Janeiro, confira no site da Fundação Florestal como podem ser feitas as visitas à Ilha Anchieta: http://www3.ambiente.sp.gov.br/parque-ilha-anchieta/