Desvendando os Oceanos: um olhar sobre a Baía do Araçá

“A Baía do Araçá está viva e tem grande importância para a sociedade!”capa desvendando

Essa é a principal mensagem que o livro “Desvendando os Oceanos: um olhar sobre a Baía do Araçá” se propõe a passar aos leitores.

No dia 08 de junho, quando se comemora o Dia Mundial dos Oceanos, o IOUSP sedia o XI Seminário de Manejo Integrado durante o qual ocorrerá o lançamento do livro "Desvendando os Oceanos: Um olhar sobre a Baía do Araçá", fruto de um esforço de mais de dois anos que buscou traduzir parte das informações elaboradas pelo projeto Biota/Fapesp-Araçá “Biodiversidade e funcionamento de um ecossistema costeiro subtropical: subsídios para gestão integrada”1 em uma linguagem clara, informativa e acessível a diversos públicos, o livro apresenta a pesquisa desenvolvida pelo Projeto Biota/Fapesp-Araçá e informações quanto às características, processos e importâncias que a própria comunidade relaciona à Baía do Araçá, localizada na região central do município de São Sebastião, São Paulo.

O livro explora a situação de dualidade encontrada na baía, onde a vocação ambiental é ameaçada por pressões derivadas de atividades humanas e do crescimento urbano-industrial. Partindo dos desafios da gestão, conservação e sustentabilidade da zona costeira, ele aborda o conceito de bens e serviços ecossistêmicos e apresenta as características ambientais e processos oceanográficos relacionados à sua produção e manutenção. Por fim, chama os cidadãos a conhecer as múltiplas pressões ao ambiente costeiro e se envolver com sua gestão.

Os autores partem da premissa que entender o que gera os benefícios derivados dos ecossistemas naturais e como a sociedade se relaciona com eles é fundamental para a discussão de intervenções na zona costeira em uma abordagem participativa e integrada. Buscam apresentar as informações com o mesmo encanto e “simplicidade” com que elas são explicadas pela comunidade que habita a região da Baía do Araçá, mas sem perder a qualidade científica. Para tal, faz uso de imagens e infográficos e não se limita a termos científicos, que passam a ser detalhes quando se enxerga a beleza da baía pelos olhos de quem a vive diariamente.

Mais do que conteúdo em si, este livro representa um esforço coletivo dos pesquisadores em atender demandas sociais por materiais mais acessíveis e que possam ser aplicados na educação e formação da mentalidade marítima. Demandas essas identificadas junto à comunidade que se envolveu diretamente nas atividades do Projeto Biota/Fapesp-Araçá. Assim, convidamos você, leitor, a conhecer este produto, e apreciá-lo com os olhos de quem busca não apenas informação, mas um conhecimento mais amplo, um entendimento da relação homem-natureza e do papel de cada um em sua manutenção.

A Baía do Araçá, representa um retrato de muitos ecossistemas costeiros distribuídos pelo mundo. Assim, espera-se que as informações apresentadas no livro possam ser transportadas a outras regiões e auxiliar na discussão mais ampla sobre o futuro da zona costeira e a gestão de recursos naturais.

DESVENDANDO OS OCEANOS: Um olhar sobre a Baía do Araçá

Luciana Yokoyama Xavier, Fernanda Terra Stori, Alexander Turra
São Paulo: Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo
2016 – 62 p.
Disponível nas versões impressa e digital.

Acesse aqui a publicação

Desvendando araca