Profa. Dra. Maria de los Angeles Gasalla é eleita membro do MEP da IPBES

Mary Casa Ciencia COP 25Março2026

A Profa. Dra. Maria de los Angeles Gasalla, professora do IOUSP, foi eleita membro do Painel Multidisciplinar de Especialistas (MEP) para os próximos quatro anos (2026-2029) pela 12ª Sessão Plenária da Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES-12), realizada em Manchester, Reino Unido, de 3 a 8 de fevereiro de 2026. É a primeira vez que um cientista da USP integra o MEP da IPBES, que corresponde ao conselho diretivo da organização.

plenary MEP IPBES 2026 Gasalla 1

O MEP da IPBES é composto por 25 especialistas renomados, incluindo copresidentes e representantes regionais, eleitos por meio de um processo competitivo para supervisionar as funções científicas e técnicas da Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES). A Dra. Mary Gasalla está associada à IPBES desde 2019, onde compôs a “Força-tarefa sobre Cenários e Modelos”, e atuou como coordenadora-líder (Coordinating Lead Author) na “Avaliação Temática sobre Uso Sustentável de Espécies Selvagens”, participando da sessão plenária (IPBES-9) com os governos dos países-membro, e na COP-15 da Biodiversidade da ONU, em Montreal, além de como co-autora do relatório conjunto IPCC-IPBES sobre biodiversidade e mudanças climáticas.

Mais detalhes em:

https://jornal.usp.br/universidade/professora-da-usp-e-eleita-para-painel-internacional-que-orienta-politicas-sobre-biodiversidade/

Compartilhe