Events Calendar

Índices de poluição para avaliação de metais e As em sedimentos superficiais do Alto Estuário Santista e Canal de Bertioga (SP)
Friday 28 November 2014, 16:00 - 17:00

TRABALHO DE FORMATURA

Bacharelado em Oceanografia

Aluna: Bianca Sung Mi Kim
Tema: “Índices de poluição para avaliação de metais e As em sedimentos superficiais do Alto Estuário Santista e Canal de Bertioga (SP)”
Apresentação: 28 de novembro, 6ª feira, as 16h00, anfiteatro
Poster: 08 de novembro, das 15h00 às 17h00, saguão do bloco didático

 

Resumo:

A Baixada Santista abriga o maior Porto da América do Sul e o maior polo industrial do Brasil. A influência do Porto de Santos, de Cubatão e da urbanização, são responsáveis pelo lançamentos de metais e arsênio, que contribuem para a contaminação do sistema estuarino como um todo. Estes elementos são motivo de preocupação ambiental, em virtude de sua toxicidade e persistência. Frente a esta questão, o estudo propõe utilizar diferentes tipos de índices de poluição para avaliar e inferir sobre os níveis de metais em sedimentos superficiais do Alto Estuário Santista e Canal de Bertioga, além disto, propõe constituir em uma base de dados para estudos de monitoramento ambiental. Para isso, amostras de sedimento superficial foram submetidas a um ataque ácido para posterior quantificação de Al, As, Cd, Cr, Cu, Fe, Mn, Ni, Pb, Sc, V e Zn por ICP-OES. Índices como Fator de Enriquecimento, “Sediment Pollution Index” e “Pollution Load Index” foram aplicados a fim de avaliar a qualidade do sedimento. De uma forma geral, os índices indicaram baixos índices de contaminação (SPI < 2; PLI 1) e o Fator de Enriquecimento com enriquecimento moderado (2 FE 5) O As e o Pb obtiveram maior enriquecimento, tratandose provavelmente de processos naturais de intemperismo e sedimentação, e influência de efluentes industriais e Lixões. Uma análise conjunta dos teores de metais e As, aos índices propostos indicou ausência de contaminação por metais na região. Entretanto, vale ressaltar que deve-se atentar às atividades potencialmente poluidoras, uma vez que os índices convergem para as proximidades de Cubatão, Monte Cabrão e Bertioga, respectivos à atividades industriais e urbanização intensa.

Location Anfiteatro do IOUSP

Compartilhe