Events Calendar

Produção primária marinha do Saco do Mamanguá (RJ) em relação aos parâmetros ambientais: a contribuição do picofitoplâncton
Monday 01 December 2014, 16:00 - 17:00

TRABALHO DE FORMATURA

Bacharelado em Oceanografia

Aluno: Gabriel Ruske Freitas
Tema: “Produção primária marinha do Saco do Mamanguá (RJ) em relação aos parâmetros ambientais: a contribuição do picofitoplâncton”
Apresentação: 01 de dezembro, 2ª feira, as 16h00, sala 05 bloco didático

Poster: 08 de novembro, das 15h00 às 17h00, saguão do bloco didático

 

Resumo: A produção primária fitoplanctônica, a representatividade de sua fração picoplanctônica e a hidrografia do Saco do Mamanguá, RJ, foram avaliadas durante o verão, outono e inverno de 2014. A produtividade primária foi estimada in situ pelo método dos “frascos claros e escuros” em uma estação central à região. Os pigmentos fotossintetizantes clorofila-a e ficoeritrina, nutrientes e carbono orgânico dissolvido e dados abióticos foram amostrados. A produtividade primária bruta variou de 0,92 a 2,02 gC.m-2.dia-1, para outono e verão (quadratura), respectivamente, e a produtividade primária líquida variou de -0,54 a 0,47 gC.m-2.dia-1, intra-sazonalmente para o verão (quadratura e sizígia, respectivamente). A produtividade primária líquida anual foi estimada em -90 gC.m-2.ano-1. A clorofila-a integrada na coluna de água variou de 11,85 a 48,86 mgClo-a.m-2 (inverno e verão, respectivamente) e a razão ficoeritrina:clorofila-a média foi de 2,6. Os resultados indicaram que grande parte da produção orgânica anual depende de episódios sazonais que alternam temporariamente o estado do sistema para autotrófico. As estimativas de biomassa a partir do pigmento ficoeritrina mostraram que o picoplâncton contribui significamente para a produção primária da região.

Location Sala 05 - Didático

Compartilhe