Events Calendar

Efeitos fisiológicos da concentração de nitrato e da temperatura no cultivo in vitro de Gracilaria caudata (Gracilariales, Rhodophyta)
Monday 01 December 2014, 14:00 - 17:00

TRABALHO DE FORMATURA

Bacharelado em Oceanografia

Aluna: Laís Miura de Paula
Tema: “Efeitos fisiológicos da concentração de nitrato e da temperatura no cultivo in vitro de Gracilaria caudata (Gracilariales, Rhodophyta)”
Apresentação: 01 de dezembro, 2ª feira, as 14h00, sala 05 bloco didático

Poster: 08 de novembro, das 15h00 às 17h00, saguão do bloco didático

 

Resumo:

O cultivo de macroalgas para extração de ficocolóides no Brasil ainda é um tema controvertido devido às dificuldades quanto à escolha de uma espécie que seja economicamente viável. Dentre as algas que ocorrem na costa brasileira, destaca-se Gracilaria caudata (Rhodophyta), uma agarófita com potencial para o cultivo. O sucesso na implantação do cultivo dessa macroalga depende de mais estudos relacionados aos fatores abióticos considerados ótimos para o seu crescimento. Esse trabalho determinou in vitro os efeitos de diferentes concentrações de nitrato considerando duas composições distintas de solução de enriquecimento da água do mar, e estabeleceu os valores ótimos de temperatura para a espécie. Os parâmetros avaliados foram taxas de crescimento, fotossíntese e conteúdo pigmentar. Primeiramente, verificou-se a resposta de G. caudata quando cultivada por 28 dias em duas soluções de enriquecimento Von Stosch (VS) a 25 e 50%, adicionando-se 0,125, 0,25 e 0,5mM de nitrato. As maiores taxas de crescimento foram obtidas em solução VS 25% (aproximadamente 15%.dia-1), independentemente da concentração de nitrato (N:P de 16,7-66,7:1). Em VS 50% as taxas de crescimento foram inibidas já nas primeiras duas semanas, o que sugere uma resposta à baixa proporção nitrato:fosfato presente no meio (N:P de 8,3-33,3:1). A porcentagem peso seco/peso úmido variou entre 10% (VS 25%) e 12% (VS 50%). Os maiores valores de rendimento quântico efetivo e de transporte de elétrons máximo foram obtidos em algas cultivadas em VS 25%, independentemente da concentração de nitrato, e em VS 50% com 0,5mM de nitrato. Nessas condições, as algas apresentaram a melhor capacidade fotossintetizante. Selecionada a solução VS 25% com acréscimo de 0,125mM de nitrato, G. caudata foi cultivada em sete diferentes temperaturas (19-33,8ºC) por um período de 21 dias. As maiores taxas de crescimento foram obtidas entre 24,5-29,6ºC. Nas temperaturas de 19, 22,5 e 31,5ºC ocorreu redução na taxa de crescimento, enquanto que em 33,8ºC os ápices morreram. Problemas durante a extração ou na leitura dos pigmentos comprometeram os resultados, e consequentemente, a discussão desses parâmetros. Esse trabalho subsidia tanto futuros cultivos in vitro de G. caudata, quanto a sua maricultura, principalmente por determinar ótimos de temperatura. Estudos que investiguem mais detalhadamente as necessidades nutricionais de G. caudata, principalmente in loco, serão de grande valia para a maricultura dessa alga.

Location Sala 05 - Didático

Compartilhe