Events Calendar

Balanço energético em juvenis do camarão-branco-do-pacífico Litopenaeus vannamei (Boone,1931) mantidos sob diferentes dietas alimentares
Thursday 04 December 2014, 10:00 - 17:00

TRABALHO DE FORMATURA

Bacharelado em Oceanografia

Aluno: Rafael Tsuyoshi Inoe Coelho
Tema: “Balanço energético em juvenis do camarão-branco-do-pacífico Litopenaeus vannamei (Boone,1931) mantidos sob diferentes dietas alimentares”
Apresentação: 04 de dezembro, 5ª feira, as 10h00, sala 01 bloco didático

Poster: 08 de novembro, das 15h00 às 17h00, saguão do bloco didático

 

Resumo: 

Foi investigado o efeito de diferentes dietas alimentares sobre o balanço energético em juvenis de camarão branco, Litopenaeus vannamei, por meio da quantificação dos gastos energéticos. Para isto foi considerando que a entrada de energia se dá na forma de alimento ingerido (C) e é particionada em consumo de oxigênio (indicador de gastos metabólicos, R), excreção de amônia (U), crescimento (P), produção de fezes (F) e de exuvia (E). Valores de gastos de energia relacionados a consumo de oxigênio e excreção de amônia foram quantificados a partir de experimentos em câmara selada, enquanto que os valores energéticos alocados no crescimento e gastos com as fezes foram obtidos a partir da combustão úmida, todos os valores foram convertidos em calorias a partir de coeficientes energéticos equivalentes. Para esse estudo foram propostas três dietas, compostas por 100% de peixe picado, 100% de ração comercial e mais uma composta por 50% de cada um destes dois alimentos. Além da dieta, os demais fatores exógenos foram mantidos constantes durante a experimentação em câmara selada, sendo eles, temperatura a 25°C, salinidade 34 e mesmo fotoperíodo. As dietas não apresentaram influência significativa sobre as taxas de consumo de oxigênio, diferentemente, a excreção de amônia apresentou valores significativamente diferentes de acordo com as dietas, sendo maiores os valores em animais sujeitos a dieta composta por 100% de peixe. Os valores energéticos encontrados na combustão úmida de animais inteiros e de fezes apresentaram-se também significativamente diferente entre os tratamentos, em ambos, os animais alimentados com 100% de ração comercial possuíram maiores valores. Estimou-se o balanço energético médio de camarões com peso teórico de 3,5g para as diferentes dietas, sendo obtidos valores teóricos de necessidade energética diária de aproximadamente C=300 calorias/dia para camarões alimentados com 100% de ração sendo distribuídos em 49,7% (R), 24,4% (P), 22,1% (F), 1,0% (U) e 2,7% (E), C=237 calorias/dia para camarões alimentados 100% de peixe, distribuídos em 70,5% (R), 13,2% (P), 7,8% (F), 7,0% (U), 1,5% (E) e para os camarões alimentados com 50% de cada uma dessas dietas, os valores obtidos foram de C= 262 calorias/dia divididos em 60,6% (R), 14,4% (P), 19,1% (F) 4,2% (U), 1,6% (E). Os resultados obtidos com o balanço energético demonstram que a ração comercial proporciona uma melhor partição de energia nos camarões quando se visa o crescimento dos animais e também na manutenção da qualidade da água, com menores taxas de excreção de amônia.

Location Sala 01 Bloco Didático

Compartilhe