Events Calendar

Relação entre parâmetros abióticos e tamanho de grupo de boto-cinza (Sotalia guianensis) no estuário de Cananéia, Estado de São Paulo
Monday 01 December 2014, 09:00 - 17:00

TRABALHO DE FORMATURA

Bacharelado em Oceanografia

Aluna: Sophia Frenk
Tema: “Relação entre parâmetros abióticos e tamanho de grupo de boto-cinza (Sotalia guianensis) no estuário de Cananéia, Estado de São Paulo”
Apresentação: 01 de dezembro, 2ª feira, as 9h00, sala 05 bloco didático

Poster: 08 de novembro, das 15h00 às 17h00, saguão do bloco didático

 

Resumo:

O boto-cinza, Sotalia guianensis, distribui-se em águas costeiras das Américas do Sul e Central. Apesar de um amplo desenvolvimento de estudos realizados com a espécie nas duas últimas décadas, principalmente em águas brasileiras, ela ainda consta como insuficientemente conhecida pela “World Conservation Union” (IUCN). A região estuarino-lagunar de Cananéia, no litoral sul do estado de São Paulo, acolhe uma população residente de botos-cinza e apresenta grandes variações em suas condições ambientais, que provavelmente interferem na organização social da população que ali habita. Um dos atributos mais importantes relacionados com a estruturação social de cetáceos é o tamanho de grupo. Um único estudo prévio correlacionou variáveis ambientais com tamanhos de grupo utilizando como base as técnicas estatísticas univariadas. O presente estudo teve como objetivo avaliar as relações entre as variáveis ambientais temperatura, salinidade, transparência e profundidade da água e o tamanho de grupos de botos-cinza observados entre 2001 e 2003 no estuário de Cananéia, utilizando a regressão múltipla e a análise de similaridade (ANOSIM), ferramentas estatísticas de análise multivariada. Testou-se a hipótese nula de que tamanhos de grupos não têm relação com os fatores ambientais. As variáveis ambientais foram medidas a partir de uma embarcação de alumínio em todas as estações do ano cada vez que se avistava grupos de botos. Foram avistados 232 grupos, com variação entre 2 e 60 indivíduos (Média ± desvio-padrão: 13,3 ± 13,1). A regressão múltipla indicou correlação significativamente positiva apenas para a variável profundidade (coeficiente = 0,521803, p = 0,00000). A análise de similaridade ANOSIM (one way), indicou que as variáveis ambientais analisadas não são determinantes na composição dos grupos de botos-cinza (R global = 0,072, significância = 0,1%).

Location Sala 05 - Didático

Compartilhe