Events Calendar

Medições de correntes de marés na região Sudeste
Thursday 11 August 2016, 16:00 - 17:00

Convidamos a todos para participar da abertura deste semestre do espaço de discussão “Café com Ciência"

​Data: ​11/0​8/2016
Horário: 16:00 horas
Local: sala 3 bloco didático

O palestrante será o Prof. Afránio Rubens de Mesquita, quem apresentará alguns resultados de medições das correntes de marés realizadas na Plataforma Sudeste. Resumo em anexo

 

“Medições de Correntes de Marés na Região Sudeste”

Será examinada a componente M2 da Corrente de Maré na região Sudeste do país. Dois pontos Anfidrômicos ocorrem no Atlântico Sul, são pontos onde a M2 é nula, e em torno desses pontos a propagação da M2 é bastante irregular. A sua propagação varre a área oceânica como as das linhas próximas à Nigéria na costa da Africa, de forma muito lenta. Por outro lado em outras áreas, como na região próxima à costa Brasileira, a M2, na sequência de um giro Anti-horário, tem propagação quase instantânea da Nigéria até a costa Brasileira. Outros aspectos da propagação no Atlântico em torno de pontos Anfidrômicos são também.

Em todos os oceanos ocorrem outros pontos Anfidrômicos da M2 e no oceano Índico, ocorrem também os chamados pontos Anti-Anfidrômicos, caracterizados por vastas áreas, cujo nível do mar oscila, para cima e para baixo duas vezes por dia. À Leste da Indonésia e Austrália e mais à Leste no meio do Oceano Pacífico, também ocorrem essas áreas Anti- Anfidrômicas.

As correntes M2 de marés, geradas pela sua correspondente componente astronômica M2, que somente ocorrem nas regiões costeiras, são caracterizadas por gradientes de pressão, que as aceleram e desaceleram dando origem ao fluxo e refluxo das marés. Em oceano aberto as correntes da M2 são muito pequenas, da ordem de poucos centímetros por segundo e são conduzidas ao longo da profundidade como um bloco, sem que haja um gradiente de pressão.

Na região Sudeste essas correntes, quando medidas em diferentes profundidades, se distribuem na costa em resposta aos dois pontos Anfidrômicos do Atlântico Sul, tem giro em direções anti-horárias das elipses, nas várias profundidades e, no conjunto, apontam na direção da elipse que é formada na plataforma de Cananeia e tem seus valores máximos

 

Faça sua inscrição: https://goo.gl/forms/b12aYAOl64CMlYct2

Location Sala 03 - Bloco Didático

Compartilhe