Coleção Biológica

colbio transp

Origem do Material

Há mais de meio século, importantes projetos no ambiente marinho têm sido realizados pelo IOUSP, desde áreas costeiras até aguas profundas, do norte ao sul do Brasil, além da região Antártica. Muitas campanhas oceanográficas foram efetuadas, com vários métodos de coleta, em diferentes plataformas de trabalho flutuantes. Somente o N/Oc. Prof. W. Besnard realizou mais de 8200 estações oceanográficas, a maior parte destas, com coletas de amostras biológicas, acompanhadas de dados hidrográficos, meteorológicos e sedimentológicos.

 

O Acervo

A Coleção  Biológica "Prof. Edmundo F. Nonato" do IOUSP possui uma enorme quantidade de amostras catalogadas e disponibilizadas para a pesquisa. Seu acervo é formado por quatro categorias:

  • Materiais Biológicos;
  • Materiais Não biológicos;
  • Banco de Dados Eletrônicos;
  • Banco de Imagens de Organismos Marinhos.

As amostras biológicas são constituidas por organismos de vários grupos taxonômicos em suas diferentes fases do ciclo de vida, pertencentes ao plâncton, bentos e nécton. Diversos órgãos, estruturas e tecidos (estômagos, gônadas, fígados, otólitos, etc.) também fazem parte da coleção. O material não biológico é formado por pranchas (desenhos técnico-científicos e fotografias de trabalhos científicos) e por arquivos mortos (fichas de coleta).

Até o momento foram catalogadas e estão sendo depositadas na coleção aproximadamente 45.000 amostras biológicas marinhas de ictioplâncton, zooplâncton, ictiofauna e organismos bentônicos.

 

colbio colecaoObjetivo da Coleção Biológica

O objetivo desta coleção é auxiliar a pesquisa científica, fornecendo espécimes para estudos de taxonomia, biologia, distribuição e ecologia, disponibilizando um material de referência e testemunho para a conservação da biodiversidade de organismos marinhos. Além disso, esses dados e amostras constituem uma fonte de informações imprescindíveis para qualquer plano de monitoramento ambiental marinho. Esse material esté disponível para consulta on-line na base de dados e para análise no laboratório da Coleção biológica, de acordo com o contrato de uso estabelecido.

 

Coleção Biológica "Prof. Edmundo Nonato"

Curadora: Dra. Mônica Petti
Praça do Oceanográfico, 191
Cidade Universitária - São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3091-7151
E-mail:

Compartilhe