Pós-Graduação IOUSP

O Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGO) está vinculado ao IOUSP e oferece cursos Strictu-Sensu de Mestrado e Doutorado. O programa é resultado da fusão dos três programas oferecidos até 2010 (Oceanografia Biológica, Oceanografia Química e Geológica e Oceanografia Física) e herda o histórico e tradição de mais de 40 anos de pós-graduação no IOUSP, tendo outorgado mais de 700 títulos (aprox. 500 mestres e 260 doutores).

Os Editais do processo seletivo são divulgados com antecedência mínima de 30 dias. O processo seletivo para o Mestrado ocorre uma vez por ano, geralmente entre os meses de outrubro e novembro. O ingresso para o Doutorado segue o Edital de fluxo contínuo.

O PPGO se destaca pela diversidade das linhas de pesquisa, contanto com orientadores dotados de competência nas diferentes áreas da oceanografia. O programa possui quatro áreas de concentração com suas respectivas linhas de pesquisa:

Oceanografia Biológica
• Usos, Impactos e Gestão dos Recursos e Ecossistemas Marinhos
• Estrutura e Funcionamento de Ecossistemas Marinhos

Oceanografia Física
• Circulação Oceânica em Grande e Meso- Escalas
• Dinâmica da Plataforma Continental e de Estuários

Oceanografia Química
• Biogeoquímica marinha e dinâmica de interfaces
• Química orgânica marinha

Oceanografia Geológica
• Sedimentação marinha
• Evolução dos fundos marinhos e paleoceanografia


Um dos objetivos do PPGO é formar especialistas na análise de variações temporais e espaciais dos processos físicos, químicos, geológicos e biológicos em ambientes costeiros e oceânicos, no contexto do conjunto de suas linhas de pesquisa. Essa diversidade temática possibilita a interação entre as diferentes áreas de concentração e o contato e colaboração com pesquisadores de outros Institutos da USP e outras instituições do Brasil e do exterior.

 

Avaliação CAPES

Na última Avaliação Trienal (2010 – 2012) realizada pela CAPES o PPGO obteve conceito 6 (seis), consolidando-o como um Programa de Excelência com alto padrão internacional.

Os programas de pós-graduação são avaliados continuamente pela CAPES, que os classifica com conceitos entre 2 e 7, indicando o impacto dos programas nos cenários nacional e internacional. Os conceitos 6 e 7 são exclusivos aos programas que oferecem doutorado com nível de excelência, desempenho equivalente ao dos mais importantes centros internacionais de ensino e pesquisa, alto nível de inserção internacional, grande capacidade de nucleação de novos grupos de pesquisa e ensino e cujo corpo docente desempenhe papel de liderança e representatividade na respectiva comunidade.

Veja notícia sobre a avaliação.

 

Secretaria de Pós-Graduação

Ana Paula Dourado Evangelista
Leticia Furusawa Rodrigues
Daniel de Queiroz Nunes
Tel. (11) 3091-6528
e-mail:

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta-feira, das 08h30 às 11h30 e das 12:30 às 17:30

Compartilhe