N/Oc. Alpha Crucis

acrucis 3

A estrela mais brilhante

Inaugurado no dia 30 de maio de 2012, a principal embarcação de pesquisa oceanográfica do país leva o nome da estrela mais brilhante da constelação do Cruzeiro do Sul. A estrela ainda representa o estado de São Paulo na bandeira do Brasil.

O Alpha Crucis foi adquirido através do Programa de Equipamentos Multiusuários (EMU), uma das modalidades do Programa de Apoio à Infraestrutura de Pesquisa no Estado de São Paulo, mantido pela FAPESP desde 1995.

Com 64 metros de comprimento e 11 metros de largura, o navio opera com uma tripulação de 19 pessoas e 21 pesquisadores e tem capacidade para deslocar 972 toneladas. Além disso, está equipado com instrumentos de pesquisa e de navegação de ponta.

A autonomia (até 70 dias) permite viagens transoceânicas, o que é um salto em relação a seu antecessor, o navio Professor W. Besnard, cuja autonomia era de 15 dias. O navio de concepção moderna e equipamentos de última geração é dotado de dois motores e um sistema que permite mantê-lo parado em alto-mar, propiciando estudos mais acurados sobre o ambiente marinho.

 

Plano de Gestão das Embarcações

As embarcações N/Oc. Alpha Crucis e B/Pq. Alpha Delphini poderão ser solicitadas por pesquisadores de projetos e programas de pesquisa financiados pela Fapesp (EMU) e de instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo. As solicitações serão submetidas ao Comitê Gestor de Embarcações do IOUSP para apreciação e agendamento dos pedidos considerando as prioridades e a liberação da saída está vinculada ao pagamento prévio dos custos da embarcação e ao atendimento das normas estabelecidas pela Portaria IOUSP 11/2013 e do Decreto 96.000/1988 (icone ext url) com a antecedência de 150 dias.

As embarcações do Instituto Oceanográfico da USP são geridas pela Comitê Gestor de Embarcações, composta por:

Presidente: Prof. Dr. Paulo Yukio Gomes Sumida

N/Oc. Alpha Crucis: Comte. José Helvécio Moraes de Rezende
B/Pq. Alpha Delphini: Comte. Carlos Alberto Moreira Gouvêa

Apoio Logístico: José Gustavo Imakawa

Docente IO: Prof. Dra Olga Tiemi Sato
Docente POLI: Prof. Dr. Bernardo Andrade

Engenheiros: Dr. Luiz Vianna Nonnato, Francisco Vicentini, Luiz Vicentini Neto

Secretários:
Mayza Pompeu
Arthur Ziggiatti Guth

Solicitação para Uso das Embarcações

Para serem utilizadas, o pesquisador previamente cadastrado no website do IOUSP deve preencher o formulário de Solicitação de Reserva de Embarcações, com antecedência mínima de 45 dias em relação a data pretendida de uso.

As informações recebidas serão avaliadas pelo Comitê Gestor de Embarcações. Caso seja necessárias adaptações na reserva, o solicitante será contatado. Caso a reserva não necessite de alterações ou seja alterada de acordo com as sugestões do Comitê de Embarcações, o solicitante será informado sobre a aprovação de sua Reserva.

Tendo sua reserva aprovada, o solicitante deverá pagar as taxas envolvidas com o custo do uso da embarcação. A saída da Embarcação está vinculada ao pagamento das taxas.

Atenção: Mesmo após aprovada, a data de saída da embarcação pode estar sujeita a alteração devido a condições climáticas.

Custos para utilização das Embarcações

Para consultar as taxas envolvidas com o uso das embarcações contate o Comitê de Embarcações:

Mayza Pompeu
Telefone: (11) 30916600
Email: 

Ordem de Prioridades de Uso

  1. Projetos de Pesquisa FAPESP * de responsabilidade de pesquisadores do IOUSP
  2. Projetos de Pesquisa FAPESP * de responsabilidade de pesquisadores da USP
  3. Projetos de Pesquisa FAPESP * de responsabilidade de pesquisadores das demais universidades estaduais paulistas
  4. Projetos de Pesquisa de outros órgãos financiadores de pesquisadores do IOUSP
  5. Projetos de Pesquisa de outros órgãos financiadores de pesquisadores da USP
  6. Projetos de Pesquisa de outros órgãos financiadores de pesquisadores das demais universidades estaduais paulistas
  7. Curso de Graduação
  8. Curso de Pós-Graduação

* Preferência para projetos e programas: Temáticos; CEPID; Jovem Pesquisador e Pós-doc (para saber mais, entre em contato com a Secretaria da Comissão de Embarcações)

Regras de Utilização das Embarcações

Solicitar autorização à Marinha do Brasil com 120 dias de antecedência, conforme o Decreto 96.000/1988  (download)

 

Secretaria do Comitê Gestor de Embarcações

Mayza Pompeu

Telefone: (11) 30916600
Email:

Compartilhe