Eventos PRCEU - USP

Semana de Arte e Cultura

logo semana arteeculturaA Semana de Arte e Cultura, anualmente realizada pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, encontra-se plenamente consolidada no calendário acadêmico da Universidade. Tal conquista deve-se não só à Resolução 4366 do Conselho de Cultura e Extensão, que a instituiu em 1997, mas também ao caráter espontaneamente aglutinador de suas ações artísticas e culturais implementadas em todos os campi da USP.

Feira de Profissões

logo usp e as profissoes

As Feiras de Profissões da USP são grandes eventos com duração de três dias que acontecem duas vezes por ano. Organizadas em formato de estandes, são gratuitas e voltadas sobretudo aos alunos do Ensino Médio e de cursos preparatórios para o vestibular. Os grupos de estudantes visitantes recebem de equipes de professores da Universidade, monitores (alunos de graduação e pós-graduação) e funcionários esclarecimentos sobre as Unidades de Ensino e suas infraestruturas, os cursos oferecidos, o vestibular, a formação acadêmica, as grades de disciplinas, os conteúdos programáticos e as especializações.

Seminário de Cultura e Extensão

O Seminário de Cultura e Extensão coloca em destaque não um tema em si, mas a relação entre, de um lado, o ensino e a pesquisa, e, de outro, a sociedade. Desta forma, os debates exploram a correlação extensão/pesquisa/ensino. Trata-se, assim, de importante evento, relacionado à abordagem da interação da Universidade de São Paulo com a sociedade, no seu sentido mais amplo.

Workshop de Agentes de Cultura e Extensão

Para aprimorar o processo de divulgação do acervo cultural da Universidade de São Paulo e ampliar as interações dos diferentes atores no âmbito da cultura e extensão foi realizado pela primeira vez, em 2008, o Workshop de Agentes de Cultura e Extensão da USP. Trata-se de um veículo inovador, por meio do qual estão sendo criadas as reais condições para a plena valorização e difusão das atividades de cultura e extensão. A comunidade universitária que atua na área, em todos os seus segmentos, constitui-se em potencial multiplicador das ações da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Seu constante aprimoramento tornará as ações culturais e de extensão, hoje temporalmente pontuais, em perenes.