Plano Local de Desenvolvimento Sustentável da Baía do Araçá

araca pldsO Plano Local de Desenvolvimento Sustentável da Baía do Araçá (PLDS da Baía do Araçá) é um documento resultante de um processo participativo conduzido entre os anos de 2013 e 2016 com os moradores do município de São Sebastião e Ilhabela que abraçaram a ideia e se uniram para enfrentar os problemas que há muito tempo estão presentes na baía. Ele apresenta a Baía do Araçá, seu contexto socioecológico e as propostas de solução para problemas encontrados nela.

Para a elaboração do PLDS da Baía do Araçá, foi desenvolvido um intenso trabalho de mobilização social para o mapeamento do contexto socioecológico e para, a partir de reflexões sobre a situação atual e futura desse ambiente e sua importância, propor diretrizes de soluções aos problemas identificados pelos participantes do processo.

Nesse processo, o Projeto Biota/Fapesp-Araçá, enquanto projeto de pesquisa, teve o papel de facilitador, auxiliando na mobilização, organização dos eventos, sistematização dos dados e consolidação do documento aqui apresentado. Dessa forma, o documento final resume o processo e sistematiza as informações trazidas pelos participantes dos eventos, sem perder a referência ao que foi discutido neles.

O PLDS da Baía do Araçá e a busca por um futuro diferente para a região não se encerram nesse documento, que deve ser aprimorado e revisado constantemente. O que está registrado nesse documento é apenas a primeira etapa nessa caminhada. Assim, convidamos você, leitor, a conhecer a Baía do Araçá e um pouco do que se deseja para ela e integrar o processo de discussão e busca de soluções para os problemas dessa região.

Apoio: Projeto Biota/Fapesp-Araçá (2011/50317-5)

 

Acesse aqui o PLDS da Baía do Araçá

capa

 

Lançamento:
25 de novembro de 2016 - 19:00h
Observatório Ambiental de São Sebastião
Av. Dr. Altino Arantes - Rua da Praia, 284 - Centro, São Sebastião

Compartilhe