Inscrições abertas para o Curso: Medição, Análise, Previsão e Modelagem do Nível do Mar

Curso: Medição, Análise, Previsão e Modelagem do Nível do Mar

DSC 0177

Descrição geral: O curso tem por objetivo fornecer conhecimentos básicos atualizados sobre as técnicas de medição, análise, modelagem e previsão referentes ao nível do mar, movimento da crosta terrestre, nível absoluto do mar, medições de gravimetria absoluta e geodinâmica, medições de GPS (Global Positioning System), dados altimétricos do nível do mar, medições do nível estérico do mar, e à resolução numérica do sistema de equações hidrodinâmicas não lineares, em estuários, áreas costeiras e oceânicas.

Pré-Requisitos: Graduação em Oceanografia, Estatística, Matemática, Física, Meteorologia, Geofísica, Engenharia, Cartografia e áreas correlatas.

Público-alvo: Profissionais de Empresas Nacionais, formados e pós-graduandos pelo: Instituto Oceanográfico, Escola Politécnica, Instituto de Física, Instituto Astronômico e Geofísico da USP, Faculdade de Engenharia da UNICAMP, Universidades Federais e Privadas, Órgãos do Governo Federal, Secretaria de Governos Estaduais bem como os interessados no GLOSS (Global observing Sea Level System) provenientes dos países de fala espanhola e portuguesa das Américas e da África.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Informações sobre o curso serão prestadas durante todo o ano, através de consultas ao e-mail .

As inscrições para a próxima turma do curso ocorrerão entre 10 de janeiro e 10 de fevereiro de 2022, com os seguintes procedimentos de caráter obrigatório:

1) inscrição no sistema Apolo (https://uspdigital.usp.br/apolo/), sem necessidade prévia de login ou senha. Seguir o menu "acesso público" > "inscrição on line"  > "fazer inscrição".

2) Ao final do período de inscrições, caso existam mais interessados do que vagas oferecidas, será realizado um sorteio de vagas, seguindo a legislação USP vigente.

3) Em sendo realizado o sorteio, serão enviadas mensagens informativas para os sorteados e para os não sorteados.

4) Os sorteados estarão obrigados a fazer upload de documentação comprobatória no próprio sistema Apolo:

*** Curriculum vitae (não há padrão sugerido)

*** Carta com justificativa circunstanciada do candidato, demonstrando sua motivação para realização do curso.

5) O não envio de todos os documentos no prazo estabelecido acarretará a invalidação da inscrição e perda da vaga.

Não serão analisadas as candidaturas daqueles candidatos que tenham sido sorteados para realizar o curso, que não tenham realizado os passos 1 e 4.

Local: Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

_ico-local.png

Como chegar ao IOUSP

Praça do Oceanográfico, 191 – Butantã - São Paulo-SP - CEP: 05508-120.

Mais informações:

Jorge Gruda

Contato:

SOBRE O CURSO

A edição 2022 do curso será oferecida majoritariamente em formato on line. Todas as disciplinas serão realizadas nesse formato.

Naturalmente, se a condição sanitária permitir, serão de participação obrigatória duas semanas presenciais de atividades, uma em julho e uma em dezembro, para atividades práticas e avaliações. Os locais de realização de tais atividades serão as Bases de Apoio à Pesquisa do IOUSP, localizadas nos municípios de Cananéia e Ubatuba.

Importante ressaltar a necessidade de forte embasamento de cálculo e programação (em Matlab) para acompanhamento das disciplinas do curso.

Embora o fluxo geral de oferta de disciplinas na USP seja semestral, o fluxo de ministração das aulas no IOUSP é trimestral. O fluxo de 2022 é:

28.03 a 17.06.2022 (primeiro trimestre)

20.06 a 23.09.2022 (segundo trimestre)

11.07 a 22.07.2022 (período de viagem a uma Base)

26.09 a 16.12.2022 (terceiro trimestre)

18.12 a 22.12.2022 (período de viagem a uma Base).

Quanto às semanas nas Bases, a proposta inicial é que não haverá custo de transporte. Esse custo será absorvido pelo IOUSP. Há custo de estadia e alimentação sob responsabilidade de cada aluno. Os valores serão informados oportunamente.

As disciplinas de realização obrigatória são:

1º trimestre

Método harmônico de análise e previsão de marés

Dia da semana: Terça-feira 14:00 às 17:30 / Docente Responsável: Prof. Dr. Joseph Harari

Técnicas de altimetria por satélite e o nível do mar

Dia da semana: Quinta-feira 14:00 às 17:30 / Docente Responsável: Prof. Dr. Joseph Harari

2º trimestre

Técnicas de posicionamento geodésico por satélites

Dia da semana: Terça-feira 13:00 às 17:00 / Docente Responsável: Prof. Dr. Edvaldo Fonseca Júnior

Técnicas em meteorologia sinóptica e nível do mar

Dia da semana: Terças e quintas-feiras 16:00 às 18:00 / Docente Responsável: Prof. Dr. Ricardo de Camargo

(ATENÇÃO: ESSA DISCIPLINA NÃO É TRIMESTRAL, MAS SEMESTRAL e SEGUE O CALENDÁRIO USP).

11.07 a 22.07.2022 (período de viagem a uma das Bases do IOUSP)

Técnicas de informações geográficas e o nível do mar

Dia da semana: Cinco dias em Cananéia ou Ubatuba / Período: julho

Docente Responsável: Prof. Dr. Jorge Luiz Alves Trabanco

3º trimestre

Técnicas de análise das massas de água dos oceanos e o nível do mar

Dia da semana: Quinta-feira 09:00 às 12:00 / Docente Responsável: Profa. Dra. Sueli Susana de Godói

Técnicas de geodésia física e o nível do mar

Dia da semana: Terça-feira 9:00 às 12:00 / Docente Responsável: Prof. Dr. Denizar Blitzkow

Técnicas de modelos numéricos e o nível do mar

Dia da semana: Terça-feira 13:00 às 16:00 e Quarta-feira 13:00 às 16:00 / Docente Responsável: Prof. Dr. Joseph Harari

Importante frisar que há controle de frequência às disciplinas, mesmo sendo oferecidas no formato on line. Para obter aprovação em cada disciplina, há que se ter nota e frequência mínimas exigidas para cursos desta natureza.