Simpósio explica importância de pesquisas oceânicas e mudanças climáticas

Nos dias 2 e 3 de outubro de 2012, aconteceu na Academia Brasileira de Ciências (ABC) do Rio de Janeiro um Simpósio sobre Inter-relações Oceano-Continente no Cenário das Mudanças Globais, reunindo cientistas de várias áreas em torno deste tema. O objetivo do evento foi informar a sociedade da importância do oceano ser pesquisado, tanto para melhor conhecimento, quanto para auxiliar o monitoramento de desastres naturais e do clima.

simposio oc cont 2012

Coordenado por Luiz Drude de Lacerda, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e titular da Universidade Federal Fluminense (UFF), os dois dias de apresentações contaram com a participação de Jacob Palis, presidente da ABC, e do professor e pesquisador da Universidade do Texas A&M (EUA), Bjorn Kjerfve. Estiverem presentes no evento Edmo Campos, Ilana Wainer e o diretor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO – USP), Michel Mahiques.

Com quinze palestras realizadas, o simpósio pôde expor os atuais avanços das ciências do mar, da atmosfera e da terra, mas os que mais tiveram destaque foram as relações entre oceano, continente e o clima, além do papel do homem nas mudanças climáticas.

Um dos temas abordados é um programa realizado pelo professor Edmo Campos, o PIRATA (Programa de observações do Atlântico Sul), que consta de um sistema de boias afixadas por cabos de aço no fundo do oceano, em diversos pontos. Esses cabos contêm diversos instrumentos de medidas, utilizadas em pesquisas referentes ao assunto. “Uma das nossas boias tem 97% de taxa de retorno, a maior entre todas as boias de todos os países envolvidos no programa, que tem gerado expressiva produção científica”, comenta Campos.

O Diretor do IO-USP Michel Mahiques e a Professora Ilana Wainer em suas palestras falaram sobre a relação do homem com as mudanças climáticas, e a preocupação disso para o futuro. “O que acontecerá com a Antártica e oceano Austral se traduzirá na vida dos moradores do Rio de Janeiro”, reflete o diretor Michel Mahiques.

Para mais detalhes do Simpósio, acesse o arquivo em PDF abaixo:
[tiki-download_file.php?fileId=2031|Simposio ABC.pdf]

''Por: Eric Moraes e Joaquim Bührer''