Biblioteca do IO terá arquivos deslizantes para abrigar obras raras e periódicos

''Por Natália Natarelli'' A Biblioteca Professor Gelso Vazzoler, do Instituto Oceanográfico (IO) da USP foi contemplada, em setembro, com o edital Preservação de Acervos e Patrimônio Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP de 2013 e, com isso, implantará acervos deslizantes para arquivar sua coleção de periódicos e obras raras e se adequará às normas de acessibilidade.
O acervo da biblioteca é considerado um dos maiores e mais completo da América Latina nas áreas de oceanografia biológica, química e física. Contém obras raras dos séculos 18 e 19 e abriga a coleção particular de oceanografia biológica do professor Alain Sournia, renomado pesquisador francês. Entretanto, hoje a coleção de periódicos, obras raras e mapoteca está praticamente sem espaço no piso térreo da biblioteca, por causa do crescimento anual de fascículos de periódicos impressos. Com a implantação dos arquivos deslizantes haverá uma economia de até 70% no espaço, que será utilizado para adaptar a biblioteca às normas de acessibilidade.
Os arquivos deslizantes também trazem outros benefícios, como o aumento da agilidade na busca das informações, maior segurança física do acervo, e evitam a entrada de poeira e detritos nos livros e periódicos, melhorando as condições de conservação e higiene e diminuindo os riscos de contaminação por agentes biológicos.
A biblioteca já havia sido contemplada com a primeira fase do edital em 2012 e, por isso, contará com uma verba total de 300 mil reais para a reforma. A previsão é que o projeto seja implantado já no início de 2014.