IO na Mídia: Família de orcas nada perto da orla da Praia de Ipanema

__Notícia publicada no jornal O Globo, dia 8/02/2013, por Carolina Farias.__

RIO - Banhistas avistaram no início da tarde desta sexta-feira uma família de orcas na praia de Ipanema, Zona Sul do Rio. Elas estavam a cerca de cem metros da orla. Os cetáceos nadavam na altura do Posto 9 e surpreenderam quem estava na praia. Eram três animais aparentemente adultos e um filhotes segundo frequentadores da praia.

Os salva-vidas chegaram a tirar os banhistas da água por causa da proximidade dos animais. Pelo Twitter, usuários da rede comentavam sobre o “balé” das orcas. Por volta das 13h30m elas estavam na altura do Posto 8.

Salvatore Siciliano, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto Megafauna Marinha, diz que as orcas são imprevisíveis na costa fluminense, mas que as águas do Rio estão entre os poucos lugares em que elas se aproximam da costa.

— __Mas quando menos se espera elas estão por aqui. São mais frequentes na primavera e verão. Elas aparecem por aqui para se aproveitar das águas da ressurgência, ricas em peixes e lulas. Elas costumam se deslocar bem próximas à praia, patrulhando as águas silenciosamente em busca de áreas de alimentação. Somos privilegiados em nosso estado já que é um dos poucos lugares no mundo onde elas se aproximam tanto das praias__ — disse o especialista.

A estudante de oceanografia da Universidade de São Paulo (USP) Giovanna Figueiredo, de 23 anos, estava na praia e viu as orcas. Ela já tinha visto o mamífero no litoral de São Paulo, em Ilhabela.

— __Já ouvi falar que apareciam orcas aqui no Rio, mas nunca tinha visto por aqui. Em São Paulo elas não aparecem assim tão perto__ — disse a estudante, que está no Rio para curtir o carnaval.

Apesar do tamanho, as orcas são da família dos golfinhos. Elas são carnívoras e podem pesar até nove toneladas.

Leia mais sobre esse assunto [http://oglobo.globo.com/rio/familia-de-orcas-nada-perto-da-orla-da-praia-de-ipanema-7526351#ixzz2LelPIRkY|aqui].

Compartilhe