Jornada de Gerenciamento Costeiro e Planejamento Espacial Marinho

Publicado originalmente em: MMA. 05/11/2014.

Futuro da gestão costeira é debatido em Brasília

turra gerencO Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério de Meio Ambiente, Ney Maranhão, defendeu, na manhã desta quarta-feira (05/02), a criação de um sistema integrado de gerenciamento costeiro, territorial e hídrico. Para ele, a complexidade de gerir uma costa com a diversidade da brasileira exige “respostas em tempo real para os problemas”.

A Jornada de Gerenciamento Costeiro e Planejamento Espacial Marinho, que acontece em Brasília, reúne 14 dos 17 estados brasileiros com território costeiro. Ney Maranhão falou durante abertura da 50ª Sessão Ordinária do Grupo de Integração do Gerenciamento Costeiro (Gi-Gerco) que ocorre no terceiro dia do evento.

Com mais de sete mil quilômetros voltados para o oceano Atlântico, a zona costeira brasileira, ganhou em 1988 o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro. Mas para o secretário, ainda há um longo caminho a percorrer, que exige a regulamentação da política para a faixa litorânea, o envolvimento da sociedade civil e mudanças na gestão territorial das cidades costeiras. Ele lembrou que 85% da população brasileira está nas cidades, mais da metade na faixa litorânea.

Também participaram da mesa de abertura o comandante do 7º Batalhão Naval da Marinha Brasileira, vice-almirante Paulo Maurício Alves, a procuradora Regional da República, Gisele Elias Leite, o membro do Conselho Curador da fundação Grupo Boticário, Ariel Scheffer da Silva, e o professor Alexandre Turra do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo.

GI-GERCO

O Grupo de Integração do Gerenciamento Costeiro, ligado à Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), é formado por representantes de 15 ministérios, Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), Ministério Público Federal e universidades de todo o país.